Câmara e Prefeitura trabalham na integração digital entre os poderes

por Daniele Silva última modificação 28/05/2025 15h58
28/05/2025 – Com o objetivo de dar mais celeridade ao processo legislativo, servidores da Câmara de Novo Hamburgo e do Executivo municipal trabalham na integração digital entre os poderes. Desde 2021, a tramitação das proposições elaboradas pelos gabinetes parlamentares ocorre exclusivamente de forma eletrônica. A medida trouxe mais eficiência e sustentabilidade à Casa, gerando economia de tempo e recursos. A partir do segundo semestre deste ano, a Prefeitura também passará a utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) para o envio dos projetos.
Câmara e Prefeitura trabalham na integração digital entre os poderes

Foto: Daniele Souza/CMNH

Na tarde desta terça-feira, 27, a diretora de Expediente, Michele Stein, e o gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação, Anderson Carneiro, ambos da Prefeitura, reuniram-se com servidores do Legislativo para conhecer melhor a utilização do sistema. Para formalizar a parceria, será assinado um termo de cooperação técnica. Estiveram presentes a diretora Legislativa, Maria Júlia de Ávila; o procurador Wedner Lacerda; o servidor do Apoio Legislativo, Artêmio Friedrich; o analista de TI Cristian Longhi; e a responsável pela Secretaria, Simara Cecatto.

Segundo Michele, a previsão é de que os projetos de lei passem a ser enviados digitalmente a partir do segundo semestre. Posteriormente, serão incluídos os requerimentos e demais proposições. “Os vereadores recebem diversos questionamentos, muitos deles encaminhados pela comunidade. Com a tramitação digital, poderemos responder com mais agilidade e transparência”, comentou a servidora.

De acordo com a diretora Maria Júlia, além da transparência e celeridade, a adesão do Executivo trará maior economicidade, com a redução no uso de papel e na necessidade de espaço físico para armazenamento de documentos impressos.

Sobre o SAPL

Desde 2008, a Câmara de Novo Hamburgo disponibiliza os projetos e demais matérias que tramitam na Casa, bem como informações sobre normas jurídicas, vereadores e sessões plenárias, por meio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Desenvolvido pelo programa Interlegis, do Senado Federal, e utilizado por diversas casas legislativas no Brasil, o sistema tem como finalidade apoiar os parlamentos em suas atividades, como na elaboração, recepção e tramitação de matérias legislativas, organização de sessões plenárias e manutenção atualizada da base de leis.

O SAPL facilita o trabalho de parlamentares e servidores da Casa, além de permitir que os cidadãos acompanhem o andamento dos processos legislativos e pesquisem a legislação de forma acessível.