Câmara de Novo Hamburgo celebra os 45 anos da Igreja Universal

por Luís Francisco Caselani última modificação 29/07/2022 00h52
28/07/2022 – Em um plenário lotado de fiéis, a Câmara de Novo Hamburgo comemorou na noite desta quinta-feira, 28, o 45º aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus. A sessão solene, realizada por inciativa da vereadora Lourdes Valim (Republicanos), contou com a presença de lideranças religiosas e a condução do presidente do Legislativo, Cristiano Coller (PTB). A cerimônia teve ainda a participação da Banda da Brigada Militar de Novo Hamburgo, que executou os hinos nacional e estadual.
Câmara de Novo Hamburgo celebra os 45 anos da Igreja Universal

Foto: Daniele Souza/CMNH

Proponente da solenidade, Lourdes Valim recorreu a sua história pessoal para enaltecer o impacto da igreja na vida de centenas de milhares de brasileiros. Com atuação em mais de cem países, a Universal iniciou sua trajetória com um culto na cidade do Rio de Janeiro no dia 9 de julho de 1977. Desde então, a instituição cresceu e se consolidou como o principal grupo neopentecostal do Brasil. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, a Universal somava mais de 1,8 milhão de fiéis em todo o país.

São 45 anos de uma história de transformação de vida. A Igreja Universal, para mim, é um referencial. Há 37 anos, Jesus me curou. Há 22 anos, para ser pastora, abri mão de quatro empresas. Não é por dinheiro que estou aqui, é por gratidão à minha vida”, afirmou a vereadora.

Responsável pela Igreja Universal no Rio Grande do Sul, o bispo Guaracy Santos destacou os desafios enfrentados ao longo da trajetória de quatro décadas e meia. “Quando éramos acintosamente espancados pelos veículos de comunicação, uma repórter me perguntou como eu explicava o crescimento da igreja em meio à enxurrada de acusações. A resposta é muito simples: a Universal nunca parou de crescer porque ela nunca se desviou de sua designação, que é ganhar almas. Há 45 anos, já éramos o maior braço social deste país, o grande aliado do poder público. A igreja chega aonde ele não consegue chegar. Nós amamos o ser humano. E, como sabemos cuidar de pessoas, não pararemos de crescer nunca”, salientou.

Representante regional da Universal, o bispo Roberto Kasabian falou sobre o trabalho de pregação de sua família por outros países das Américas. Vivemos 30 anos fora do Brasil. E vimos que não importa se a pessoa é rica ou pobre, se fala inglês, francês, português ou espanhol. Quando ela é revelada à palavra de Deus, sua vida muda”, relatou.

Presentes à sessão, os vereadores Gustavo Finck (PP) e Tita (PSDB) também deixaram seus cumprimentos à Universal. Finck comentou sobre o papel da igreja na construção da base familiar. Como parlamentar, vejo muitas vezes a importância de uma palavra amiga. As pessoas na rua precisam de uma palavra, e a Igreja está aí para complementar o acolhimento das famílias”, opinou. Conheço a Universal desde sua fundação. Todos os desafios foram enfrentados com força e firmeza. Que cada dia que passe fortaleça muito mais a Igreja Universal”, desejou Tita.

Coordenador regional da União de Militares Evangélicos do Rio Grande do Sul, o brigadiano Oséias Vieira contou sobre os motivos que levaram à criação do movimento. Havia um grande índice de suicídio dentro da nossa corporação. No início do nosso trabalho, foi feito um culto. Decretamos, naquele momento, a falência desse espírito. De lá para cá, não tivemos mais ocorrências no nosso batalhão”, resgatou. Vieira aproveitou o espaço para agradecer à Universal por receberem eventos da corporação. “Parabenizo as ações sociais e de evangelismo que vemos por aí. Sou fã da Igreja Universal principalmente pela comunicação televisiva que ela nos traz. Isso faz com que muitas pessoas sejam alcançadas pela palavra de Deus, em uma mensagem extremamente positiva”, continuou.

Parlamentares de outras casas legislativas presentes à solenidade também fizeram uso da tribuna. Componente da mesa de honra da sessão, a deputada estadual Fran Somensi iniciou a sequência de pronunciamentos, sucedida pelos vereadores Alvoni Medina, de Porto Alegre, e Rodrigo Mendes, de Alvorada. O grande sentido de estarmos aqui é entender a importância que a igreja tem na vida das pessoas. Quantos cidadãos hoje passam por dificuldades emocionais? A nossa saúde mental está totalmente abalada, e não tem ninguém mais forte do que Deus para nos fortalecer e nos mostrar o melhor caminho. Vida longa a todos os obreiros e cristãos, porque nós temos muita gente precisando de carinho e de uma palavra de alento”, ressaltou a deputada.

Ao término dos discursos, a vereadora Lourdes Valim entregou um quadro comemorativo ao bispo Guaracy Santos e homenageou alguns de seus convidados. Após a breve cerimônia, a sessão solene foi encerrada com uma apresentação musical do coral de obreiros da Igreja Universal de Novo Hamburgo.

Confira a solenidade na íntegra: