Câmara de Novo Hamburgo celebra os 120 anos do Rotary Club

por Daniele Silva última modificação 09/04/2025 19h01
09/04/2025 – Criado em 1905 no município de Chicago, nos Estados Unidos, o Rotary Club completou 120 anos de história no último dia 23 de fevereiro. Dos quatro fundadores, hoje já são mais de 1,4 milhão de associados espalhados por todo o mundo, líderes comunitários unidos para enfrentar desafios e prestar serviços humanitários. Em Novo Hamburgo, cidade com seis clubes ativos, a Câmara decidiu enaltecer essa longa trajetória em um momento de celebração durante a sessão plenária desta quarta-feira, 9. Proposta por Juliano Souto (PL), a homenagem recebeu o endosso dos vereadores Eliton Ávila (Podemos) e Felipe Kuhn Braun (PSDB) e a aprovação dos demais parlamentares.
Câmara de Novo Hamburgo celebra os 120 anos do Rotary Club

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Proponente da homenagem, Juliano Souto enalteceu os mais de 100 anos da entidade, narrando a história do Rotary desde sua criação. “Hoje me sinto extremamente honrando por poder homenagear uma instituição que completa 120 anos no mundo todo, por seu legado de serviço e impacto global. Ao longo de sua história, o Rotary tem se dedicado a causas que transcendem fronteiras, moldando um mundo mais justo, pacífico e saudável.”

Entre os maiores feitos, o parlamentar lembrou a herança na erradicação da poliomielite. Conforme o vereador, desde 1985, a instituição tem sido uma força motriz na organização global Polio Eradication Initiative, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Unicef e os centros de controle e prevenção de doenças dos Estados Unidos. “Através de campanhas de vacinação em massa e investimentos significativo, o Rotary ajudou a reduzir os casos em mais de 99,9%. Milhões de crianças foram salvas da paralisia e da morte”, pontuou.

Outras ações de destaque, segundo ele, são a atuação pela cultura de paz, os programas de intercâmbio entre as nações, a melhoria na infraestrutura de saneamento e acesso de água potável, além do investimento na saúde materno-infantil.

Encerrando seu discurso, Souto citou o fundador Paul Harris. “Minha esperança no futuro e que através dos nossos companheiros de negócios e amigos, unidos pelo ideal do serviço, possamos alcançar a meta da compreensão mundial, boa vontade e cooperação em prol do bem-estar da humanidade.”

Eliton Ávila relatou que seu primeiro contato com a instituição ocorreu em 2021, quando estava à frente da secretaria de Desenvolvimento Social e foi convidado a participar de ação de entrega de kits para mães de crianças recém-nascidas. “Quero saudar nossos homenageados, integrantes dessa instituição que tanto colabora, junto a ações do município, para combater as desigualdades existentes aqui na cidade de Novo Hamburgo.”

Rotariano, o vereador Felipe celebrou o compromisso da instituição em fazer a diferença nas mais diversas regiões do mundo. “Quando a gente fala aqui de Novo Hamburgo, poderíamos citar, por exemplo, o período das enchentes em que todos os clubes estiveram presentes, inclusive depois em projetos de reconstrução. O Legislativo hamburguense celebra esses 120 anos de Rotary, sim, mas homenageia especialmente os clubes da cidade”, exaltou.

Deza Guerreiro (PP) contou que o Rotaract sempre estendeu à mão a ONG Amparo Animal, da qual faz parte. Segundo ela, financiar a castração é um trabalho fundamental para os animais e para os seres humanos também.

Em nome da bancada do PP, Cristiano Coller afirmou que ao longo de sua história o Rotary tem sido um pilar fundamental em prol do bem-estar social e comunitário. “Presto meu sincero reconhecimento ao trabalho incansável e aos ideais que sustentam o Rotary. Que continue inspirando as futuras gerações a seguir o exemplo de serviço humano e busca pelo bem coletivo”, frisou o presidente.

Após as falas, os proponentes entregaram um quadro de homenagem à governadora do Distrito 4670 do Rotary Club, Rosana Oppitz. Na tribuna, ela agradeceu a deferência e enfatizou o caráter apolítico e não-religioso da instituição, para que possa alcançar todos os objetivos. “Somos mais de 40 mil clubes em cerca de 200 países e temos como missão prestar serviços humanitários, salientando que esse abnegado serviço é feito de forma voluntária. Em Novo Hamburgo são seis clubes fortes, um Interact (de adolescentes) e um Rotaract (jovens até 30 anos) todos reconhecidos e ativos na comunidade”, salientou.

Rosana falou também sobre o avanço da participação feminina na instituição, hoje com representação de 22% de mulheres. Quarta governadora por Novo Hamburgo, e primeira mulher a governar o Distrito 4670 indicada pela cidade. “Isso traz uma responsabilidade enorme, mas tenho muito orgulho em usar esses pins, de representar nossos associados em todos os meios possíveis e de levar a mensagem dos clubes daqui”, finalizou.