Câmara celebra o cinquentenário da Metalúrgica Fremac

por Luís Francisco Caselani última modificação 09/07/2025 20h06
09/07/2025 – No último dia 23, a Metalúrgica Fremac, instalada no bairro Liberdade, completou 50 anos de história. Em comemoração à data, a Câmara de Novo Hamburgo preparou uma homenagem durante a sessão plenária desta quarta-feira, 9. A iniciativa partiu do próprio presidente Cristiano Coller (PP), em requerimento aprovado pelos demais vereadores. “Chegar aos 50 anos não é apenas um feito empresarial – é um marco de resiliência, compromisso e amor pelo trabalho. E é também uma contribuição significativa para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade, gerando empregos, movimentando a indústria e mantendo viva a chama do empreendedorismo familiar”, justificou Coller.
Câmara celebra o cinquentenário da Metalúrgica Fremac

Foto: Moris Musskopf/CMNH

Fundada em 23 de junho de 1975 pelo casal Deroni e Lurdes Machado, a Fremac atua no conserto de máquinas, usinagem de peças técnicas, serviços de torno e fresa, além de plainas e soldas em geral. A especialidade da empresa, contudo, é a fabricação de peças e produtos para motorhomes. “O senhor Deroni, falecido há quase sete anos, foi um exemplo de dedicação, honestidade e visão empreendedora. Hoje, seu filho Samuel, ao lado de sua esposa Luciana, continua escrevendo essa história com a mesma seriedade, excelência e paixão herdadas do pai. Que venham muitos anos mais de sucesso, inovação e trabalho digno”, desejou Coller.

Giovani Caju (PP) salientou as dificuldades enfrentadas diariamente pelos empreendedores locais e parabenizou o casal por darem sequência a uma história que já atinge meio século. “É muito complicado ser empresário nos dias de hoje. Temos a impressão de que estão todos contra nós. Abrir as portas é um desafio diário. Vocês têm que ter muito orgulho de toda essa trajetória que vocês conquistaram, ultrapassando a barreira das cinco décadas. Que a Fremac siga esse caminho de sucesso e se mantenha no mercado por longo tempo”, frisou o vereador.

Juliano Souto (PL) acompanhou a manifestação do colega. Meio século não é fácil. Vocês são guerreiros. Como é bonito ver o sucesso de uma empresa de caráter familiar, que passa de pai para filho. Precisamos de mais empresas como esta, sérias, idôneas e geridas por pessoas capazes”, acrescentou. Joelson de Araújo (Republicanos) fez questão de mencionar ainda o trabalho social desempenhado pela metalúrgica durante o período das enchentes. “O Samuel estendeu a mão e ajudou muita gente. Uma empresa que se dedicou por 50 anos para estar onde está hoje e, no momento mais difícil da cidade, colocou-se à disposição do próximo”, louvou.

Após receber um quadro comemorativo das mãos do presidente Cristiano Coller, Samuel Machado subiu à tribuna para expressar seu agradecimento. “Estar aqui é uma honra e também uma grande motivação. Esta conquista é fruto de muito trabalho, dedicação e, acima de tudo, da parceria com nossos colaboradores, clientes e com todos que caminham ao nosso lado. Recebemos esta homenagem com gratidão, humildade e o compromisso de continuar fazendo sempre o nosso melhor”, finalizou.

registrado em: