Câmara aprova criação do Selo Empresa Amiga do Trabalhador

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/03/2023 20h58
15/03/2023 – Os vereadores voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 15, projeto de lei que cria em Novo Hamburgo o Selo Empresa Amiga do Trabalhador. A distinção, idealizada por Inspetor Luz (MDB), é destinada a instituições que anunciam vagas junto às agências municipais de emprego. Como o Projeto de Lei nº 89/2022 foi aprovado com emenda, assinada pelo próprio autor, o texto final ainda passará por nova avaliação em plenário na próxima segunda, 20, antes de seguir para análise do Executivo.
Câmara aprova criação do Selo Empresa Amiga do Trabalhador

Crédito: Jaime Freitas/CMNH

Estruturado em formato de programa, o Selo Empresa Amiga do Trabalhador busca estimular a divulgação de vagas e auxiliar no combate ao desemprego. As empresas contempladas com o selo poderão utilizá-lo em suas sedes com fins publicitários. A concessão será feita pelas próprias agências a partir do cadastramento das vagas anunciadas.

Leia na íntegra o PL nº 89/2022.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.

registrado em: