Aposentado utiliza Tribuna Popular para apresentar demandas sobre a praça Centenário

por Maíra Kiefer última modificação 29/10/2025 20h39
29/10/2025 – O aposentado José Miguel de Mello, conhecido como Mosquito, utilizou o espaço chamado Tribuna Popular na sessão desta quarta-feira, 29, para falar sobre demandas que envolvem a praça Centenário, no bairro Canudos. Ele fez um apelo para que a administração municipal resolva as carências do público frequentador da localidade após a demolição de prédio que tinha uma lanchonete, sanitários, salão para jogos de carta e cancha de bocha.
Aposentado utiliza Tribuna Popular para apresentar demandas sobre a praça Centenário

Fotos: Pyetra Guimel/CMNH

Ele apontou que mais de 400 idosos do bairro perderam essa alternativa de lazer, além de famílias e crianças. Mello informou que os frequentadores da praça precisam recorrer aos banheiros da UPA Canudos, sujeitos a contaminações.

O cumprimento do mandato de reintegração de posse e a demolição do prédio ocorreu no dia 7 de abril, mas o processo dataria de 2011. A área havia sido interditada em 28 de março, mas medida judicial postergaram à desocupação. O Executivo argumenta que pretende ampliar a instituição de saúde, localizada junto ao espaço que já não tinha mais autorização de funcionamento.

Tribuna Popular
A participação na Tribuna Popular durante a sessão é viabilizada pela Resolução nº 11/1999. A normativa garante o direito à manifestação em plenário de opiniões, críticas e reivindicações. Para ocuparem a Tribuna Popular, as pessoas devem se inscrever junto à Secretaria da Câmara, no terceiro andar do Palácio 5 de Abril, informando o assunto de interesse público que será abordado. Os espaços de fala têm duração de até dez minutos. Novo uso da Tribuna Popular pelo mesmo cidadão só é permitido após transcorridos 60 dias.

Crédito fotoWeslei Fillmann/PMNH