Academia Alliance recebe reconhecimento da Câmara pelos 25 anos de história

por Tatiane Souza última modificação 01/10/2025 20h24
1º/10/2025 – A Câmara de Novo Hamburgo prestou homenagem aos 25 anos da Academia Alliance Jiu-Jitsu na sessão desta quarta-feira, 1º. A iniciativa foi proposta pelo vereador Juliano Souto (PL), autor do Requerimento nº 1343/2025, aprovado por unanimidade pelo Plenário. “Celebrar 25 anos da Academia Alliance é reconhecer a força transformadora do esporte em nossa cidade”, destacou o parlamentar ao abrir a solenidade.
Academia Alliance recebe reconhecimento da Câmara pelos 25 anos de história

Fotos: Pyetra Guimel/CMNH

Na sua fala na tribuna, Souto enfatizou que a Alliance é uma das melhores academias, não somente do Rio Grande do Sul e do Brasil, mas do mundo. O parlamentar apontou que o Jiu-Jtisu traz benefícios físicos e mentais para seus atletas e prima por uma cultura que carrega valores como respeito, disciplina, autocontrole e autoconfiança.

Fundada pelos professores Luiz Carlos Gonçalves Junior e Laerte (in memoriam), a homenageada iniciou suas atividades na avenida Pedro Adams Filho, tornando-se referência esportiva e comunitária. Desde 2018, funciona em sede própria na avenida Nações Unidas, nº 2649, sob a liderança do professor Joel Bobzão, sócio e CEO, que hoje divide a gestão com seu filho Guilherme Dal Prá.

O parlamentar ressaltou que, ao longo de sua história, a academia consolidou-se como espaço de disciplina, respeito e inclusão, atendendo alunos a partir dos quatro anos de idade e formando campeões dentro e fora do Estado. Representando a marca internacional Alliance Jiu-Jitsu — consagrada 15 vezes campeã mundial — a unidade hamburguense projeta o nome da cidade em competições nacionais e internacionais.

“Esta homenagem reconhece a trajetória de sucesso, dedicação e impacto positivo da Academia Alliance. Parabéns aos fundadores, professores, alunos e todos que fizeram parte dessa história de 25 anos de conquistas”, afirmou Juliano Souto. 

Durante a sessão, outros vereadores também apontaram o papel do esporte como instrumento de transformação social e orgulho para Novo Hamburgo. 

Giovani Caju (PP) saudou a história da academia e destacou os valores que o jiu-jitsu transmite. “Disciplina e dedicação são fundamentais para qualquer atleta, e é muito forte ver esses valores presentes nesta arte marcial. Hoje, percebemos um problema com a geração mais nova, que muitas vezes não sabe lidar com frustração. O esporte e a arte marcial trabalham a cabeça das crianças e jovens, ajudando a melhorar a autoconfiança. É preciso enaltecer este grande trabalho da academia, que já mudou muitas vidas. Os atletas de Novo Hamburgo estão ganhando o mundo”, disse.

O presidente Cristiano Coller (PP) também ressaltou a trajetória da Alliance e seus diversos títulos. Ele parabenizou Jardel Alisson Ferraz D Elly, assessor do vereador Juliano Souto, atleta e professor da academia, pelo trabalho social que realiza com as crianças dentro do espaço. Juliano Souto endossou a fala do colega: “Meu assessor é um grande lutador, faixa preta de jiu-jitsu e muito respeitado", disse. 

Agradecimento

O professor Joel Bobzão, proprietário da Academia Alliance Jiu-Jitsu Novo Hamburgo, usou a tribuna para agradecer o reconhecimento da Câmara e compartilhar sua trajetória pessoal e a história da escola. “Poucas pessoas me conhecem fora do esporte, mas dentro dele já estou consagrado. Meu nome de batismo é Joel, mas ‘Bobzão’ vem de uma história com meu filho — é por ele que estou aqui”, afirmou no início do seu discurso.

Natural de Caxias do Sul, Bobzão contou que, ao chegar em Novo Hamburgo, não se encantou de imediato com a cidade, mas logo encontrou acolhimento. Em 2010, preocupado com a segurança e bem-estar do filho, percebeu que precisava de uma atividade física que também ajudasse no combate à obesidade, tanto dele quanto do menor. Foi assim que se aproximou do jiu-jitsu.

A autoestima do meu filho aumentou, a segurança se consolidou, o bullying desapareceu. Eu acabei me encantando pelo esporte. O reflexo físico em mim foi enorme”, contou. Bobzão explicou também que atuar com os atletas e vê-los ganhar medalhas é importante, mas que faz questão de frisar aos que treinam com ele que a verdadeira vitória vem do trabalho. “É fundamental ensinar de onde vem o sustento real”, salientou.

Ao final do seu discurso, o homenageado também ressaltou o crescimento da Alliance como marca global, com mais de 360 academias espalhadas em todos os continentes, e a importância de oferecer aos alunos locais um espaço seguro, em qualquer lugar do mundo, para treinar. 

Saiba mais sobre o Jiu-Jitsu brasileiro

Da tribuna, Juliano Souto falou brevemente sobre a história do jiu-jitsu brasileiro (BJJ) – que surgiu a partir da adaptação do jiu-jitsu japonês, trazido ao Brasil no início do século XX pelo mestre Mitsuyo Maeda. Ele explicou que a família Gracie foi fundamental nesse processo: Carlos e Hélio adaptaram as técnicas japonesas, criando um estilo próprio, baseado em alavancas, controle e finalizações. Hélio Gracie destacou-se ao desenvolver métodos que permitiam que pessoas mais leves ou menores derrotassem adversários mais fortes, valorizando a técnica sobre a força física.

Ao longo das décadas, os Gracie fundaram academias, desafiaram lutadores de outras artes marciais e popularizaram o BJJ no Brasil e no exterior. Nos anos 1990, membros da família, como Rorion e Royce Gracie, levaram o jiu-jitsu brasileiro ao UFC, mostrando sua eficácia em combates internacionais. “Hoje, o BJJ é praticado mundialmente, consolidando-se como referência em esportes de combate e no MMA, e mantendo vivo o legado da família Gracie como pioneira e propagadora da modalidade”, finalizou o autor da homenagem.

registrado em: