Resultado da busca

186 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
TV Câmara - Pobreza e estigma menstrual é tema do Espaço Livre
por Daniele Silva publicado 07/06/2021 última modificação 07/06/2021 22h43 — registrado em:
07/06/2021 – Conforme relatório divulgado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 28 de maio - Dia Internacional da Dignidade Menstrual, mais de 4 milhões de jovens não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. O tema, que têm suscitado uma série de debates recentemente, foi pauta do Espaço Livre, que retorna à programação da TV Câmara neste mês. Na entrevista, a jornalista e pesquisadora Carol Willig falou também sobre os estigmas relacionados à menstruação.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Presidente da Câmara fala sobre política, desafios e expectativas à frente do Parlamento em 2020 no Domínio Público
por Tatiane Souza publicado 09/01/2020 última modificação 09/01/2020 19h55 — registrado em:
09/01/2020 - Foi gravado na manhã desta quinta-feira, 9, um Domínio Público Especial, o primeiro do ano, no qual foi entrevistado o presidente da Câmara Municipal De Novo Hamburgo, o vereador Dr. Gerson Peteffi (MDB), eleito na última sessão ordinária do Parlamento, em dezembro de 2019. Na oportunidade, o presidente Peteffi falou sobre as expectativas para Câmara, o panorama político nacional, estadual e municipal, o que mudou no Legislativo desde que foi eleito presidente pela primeira vez, em 1998, e agora, em 2020, dentre outros temas como saúde, obras públicas e produção rural em Lomba Grande.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Pesquisador traz informações sobre surto de coronavírus
por Tatiane Souza publicado 31/01/2020 última modificação 17/06/2020 19h21 — registrado em: ,
31/01/2020 – Mais uma vez a população mundial fica em alerta para sintomas de uma nova doença, com seus primeiros casos detectados em Wuhan, na China. Transmitida pelo coronavírus, conhecido desde a década de 1960, a enfermidade causa infecção respiratória, com sintomas de febre, tosse seca e falta de ar. Trata-se de uma nova variante, denominada 2019-nCoV. Em casos mais graves, pode provocar pneumonia e até a morte. O Vitalidade trouxe o médico veterinário Fernando Spilki para falar sobre o tema e esclarecer dúvidas a respeito das formas de transmissão e os principais cuidados a serem tomados. Spilki é doutor em Genética e Biologia Molecular, professor da Universidade Feevale e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara - Professora da Feevale destaca projetos de Inclusão Tecnológica no programa Vitalidade
por Tatiane Souza publicado 17/06/2019 última modificação 17/06/2019 20h02 — registrado em:
17/06/2019 - Inclusão tecnológica é o assunto do Vitalidade que está no ar desde o dia 11 pela TV Câmara, canal 16 da NET. A pesquisadora e professora da Universidade Feevale, Regina Heidrich, trouxe importantes esclarecimentos sobre acessibilidade e tecnologias assistivas, além de falar sobre projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Inclusão e Ergonomia (Labie), como a criação de jogos de videogames comandados por ondas cerebrais. Regina é doutora em Informática na Educação e trabalha há mais de 20 anos com o desenvolvimento de hardwares e softwares para pessoas com deficiência. O programa também traz uma reportagem sobre a campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos, cujo objetivo é adaptar brinquedos para crianças especiais.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Integrantes da Rede Lilás falam sobre mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
por Daniele Silva publicado 27/08/2021 última modificação 27/08/2021 13h21 — registrado em:
27/08/2021 - Sancionada em 2006, a Lei Maria da Penha completou 15 anos no último dia 7 de agosto. Apesar de ser um marco em defesa das mulheres, não houve redução nos casos de agressões e feminicídios. De acordo com o Mapa dos Feminicídios do RS, apresentado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, em 2020, 79 mulheres foram assassinadas. A maioria por atuais ou ex-parceiros. Em 2021, até o final de julho já foram contabilizados 58 casos. Para falar sobre o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e sobre o trabalho desenvolvido em Novo Hamburgo no acolhimento das vítimas o Espaço Livre traz um conversa com a coordenadora do Creas Viva Mulher, Elis Regina Evaldt, e a responsável pelo Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) da Universidade Feevale, Lisiana Carraro.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara - Oncologista fala sobre saúde do homem e principais tipos de câncer que atingem esta população
por Tatiane Souza publicado 30/08/2021 última modificação 07/06/2022 13h18 — registrado em: ,
30/08/2021 - Saúde integral do homem, os principais tipos de câncer e outras doenças que atingem essa população são assuntos do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também pelo Youtube da emissora. A conversa foi com o médico cirurgião-geral e oncológico, Carlos Antonello. Ele também falou sobre o ebook de sua autoria - "Entendendo o Câncer Colorretal - fruto de sua dissertação do mestrado e que está disponível gratuitamente na internet.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara: Médico alerta que hipertensão, diabetes e depressão são fatores de risco para o Alzheimer
por Tatiane Souza publicado 14/10/2021 — registrado em: ,
14/10/2021 - Pesquisadores das Universidades Federais de Pelotas, do Rio Grande do Sul e da Universidade de Queensland, na Austrália, em artigo publicado este ano pela Revista Brasileira de Epidemiologia, revelam um preocupante crescimento no número de casos e taxa de mortalidade atribuídos às demências no Brasil. O médico Leandro Minozzo participou do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo YouTube da emissora legislativa, para trazer mais esclarecimentos sobre o tema e falar sobre como os tratamentos avançaram nos últimos anos.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Especialista em saúde da criança explica por que os números de sífilis congênita cresceram no Brasil
por Tatiane Souza publicado 26/10/2021 última modificação 26/10/2021 20h16 — registrado em: ,
26/10/2021 – A campanha #OutubroVerde – mês dedicado à conscientização da sífilis congênita – é o assunto do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também no Youtube da emissora Legislativa. O médico pediatra e neonatologista Davi de Paula, doutor em saúde da criança, explicou os motivos que levaram o crescimento tanto da sífilis quanto da sífilis congênita em todo o Brasil, principalmente durante a pandemia.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Livros da premiação Leopoldo Petry são entregues às escolas participantes
por Tatiane Souza publicado 28/10/2021 última modificação 29/10/2021 16h33 — registrado em: , , ,
28/10/2021 – Com o título "O que você faria para melhorar a nossa cidade?", o livro resultado da primeira edição do Prêmio Leopoldo Petry de Literatura, promovido pela Câmara de Novo Hamburgo, por meio da Escola do Legislativo, foi entregue a algumas instituições de ensino. A reportagem que ilustra essa entrega simbólica já está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, e também pelo YouTube da emissora.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara: Profissionais de saúde alertam para o aumento no número de casos de dengue em Novo Hamburgo e região
por Tatiane Souza publicado 07/04/2022 última modificação 07/04/2022 18h36 — registrado em:
04/04/2022 – Em meio à alta no número de casos de dengue e à progressiva proliferação do mosquito Aedes aegypti em Novo Hamburgo e região, o programa Vitalidade apresenta uma entrevista com a responsável técnica na secretaria da saúde, a médica veterinária Julyana Stéfanie Simões Matos, e o coordenador do projeto de Prevenção e Combate à Dengue no município, o biólogo Tiago Filipe Steffen. Eles deram importantes dicas para a comunidade se prevenir da dengue e eliminar os focos do mosquito.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias