Resultado da busca

460 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Câmara parabeniza adesão do Município ao Tudo Fácil Empresas
por Luís Francisco Caselani publicado 18/05/2022 última modificação 18/05/2022 19h55 — registrado em:
18/05/2022 – Por iniciativa da vereadora Tita (PSDB), a Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta quarta-feira, 18, moção de aplauso à Prefeitura pela adesão ao sistema Tudo Fácil Empresas. A plataforma digital, disponibilizada pelo Governo do Estado, facilita e automatiza a abertura de negócios de baixo risco. Conforme o Executivo, o procedimento, que antes demorava dez dias para ser concluído, agora é realizado em dez minutos.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher realiza nesta sexta evento sobre o combate ao abuso e exploração sexual
por Tatiane Souza publicado 19/05/2022 última modificação 19/05/2022 18h22 — registrado em: ,
19/05/2022 – Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense, em parceria com a Rede Integrada Laço Lilás e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), promove a palestra "Educar é combater: como enfrentar a violência sexual infantil". O evento faz parte da campanha Maio Laranja. A atividade será realizada nesta sexta-feira, 20, às 9h, no Plenarinho da Câmara, e terá como palestrante a deputada estadual Franciane Bayer.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereadores querem ampliar divulgação de números de emergência para mulheres vítimas de violência
por Luís Francisco Caselani publicado 24/05/2022 última modificação 01/07/2022 13h45 — registrado em: , , , , , , , , , , , , ,
24/05/2022 – Os 14 vereadores da Câmara de Novo Hamburgo se uniram este mês na elaboração do Projeto de Lei nº 42/2022. O texto ordena a fixação de placas ou cartazes em prédios, condomínios residenciais, estabelecimentos comerciais e repartições públicas contendo números de telefone destinados ao recebimento de denúncias de violência contra a mulher. A matéria aguarda parecer da Procuradoria do Legislativo antes de tramitar pelas comissões permanentes.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Estudo da Unimed para assumir atendimentos oncológicos pelo SUS anima vereadores
por Daniele Silva publicado 08/06/2022 última modificação 08/06/2022 20h58 — registrado em: , , , , , , , , , , ,
08/06/2022 – No início do mês, o presidente da Unimed Vale do Sinos, Luis Carlos de Melo, revelou que a instituição iniciou estudos para eventualmente assumir os tratamentos oncológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Novo Hamburgo. A informação foi bem recebida pela Câmara, que mantém tratativas com diferentes instâncias governamentais para trazer o atendimento de volta ao município. Desde o final de maio, a referência foi integralmente transferida do Hospital Regina para o Hospital Bom Jesus, em Taquara.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Faturas da Comusa poderão estimular denúncias de violência doméstica
por Jaime Freitas publicado 13/06/2022 última modificação 13/06/2022 23h41 — registrado em:
13/06/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 13, em primeira votação, o Substitutivo nº 2/2022, apresentado pela vereadora Tita (PSDB). O texto obriga a Comusa a divulgar em suas contas de água os números de telefone destinados ao atendimento, suporte e orientação a mulheres submetidas a situações de violência e privação de direitos. Apesar da aprovação unânime, a matéria ainda passará por nova discussão nesta quarta, 15, antes do envio para avaliação do Executivo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereadores aprovam inclusão de telefones para denúncias de violência doméstica em faturas da Comusa
por Luís Francisco Caselani publicado 15/06/2022 última modificação 15/06/2022 19h23 — registrado em:
15/06/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo voltou a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 15, em votação final, proposta assinada pela vereadora Tita (PSDB) que obriga a Comusa a divulgar em suas contas de água os números de telefone destinados ao atendimento, suporte e orientação a mulheres submetidas a situações de violência e privação de direitos. Com a manutenção do resultado favorável, a matéria segue agora para avaliação do Executivo. Caso sancionada, a nova norma entrará em vigor 90 dias após sua publicação.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Projeto pioneiro para mulheres vítimas de violência em Estância Velha inspira Rede Integrada Laço Lilás
por Maíra Kiefer publicado 27/06/2022 última modificação 27/06/2022 23h01 — registrado em: ,
27/06/2022 – Pioneiro no Estado, um programa para amparar mulheres vítimas de violência doméstica servirá de inspiração para a Rede Integrada Laço Lilás. O projeto Mulheres Protegidas, iniciativa adotada em Estância Velha, poderá nortear a Guarda Municipal hamburguense na implantação de patrulha dedicada aos atendimentos de cidadãs com medidas protetivas ou em vulnerabilidade devido a ameaças e intimidação. Lei sancionada recentemente, prevê o patrulhamento pela GM para esses casos em Novo Hamburgo. A norma jurídica ainda não entrou em vigor.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Associação de Proteção e Assistência aos Condenados é pauta no Legislativo hamburguense
por Tatiane Souza publicado 21/06/2021 última modificação 22/06/2021 00h14 — registrado em: , , , ,
21/06/2021 – A implantação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) em Novo Hamburgo, que já foi inclusive tema de audiência pública realizada na cidade, voltou a ser debatida no Legislativo. A presidente da Apac, Lisandra Müller, a vice-presidente, Nair Laci Braun, e o Juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC), Carlos Fernando Noschang Junior, reuniram-se durante a tarde desta segunda-feira, 21, com o presidente da Casa, Raizer Ferreira (PSDB), e com os integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir), Enio Brizola (PT), presidente; Semilda Tita (PSDB), relatora; e Lourdes Valim (Republicanos), secretária. Mais tarde, durante a sessão plenária, o procurador de Justiça do Ministério Público gaúcho, Gilmar Bortolotto usou a tribuna popular para explicar aos demais parlamentares sobre a proposta para Novo Hamburgo e as experiências da Apac no Rio Grande do Sul.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereadores pedem a inclusão de guardas municipais no programa Habite Seguro
por Luís Francisco Caselani publicado 30/06/2021 última modificação 30/06/2021 19h13 — registrado em: , , , , , , , , , , , ,
30/06/2021 – O Palácio do Planalto deve enviar em breve ao Congresso Nacional medida provisória que estabelece critérios para a efetivação do Habite Seguro, programa de acesso à moradia destinado a bombeiros e policiais. Nesta quarta-feira, 30, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou moção de apelo que solicita a inclusão dos guardas municipais como potenciais beneficiários. O documento, elaborado por Raizer Ferreira (PSDB) e assinado por todos os vereadores, será encaminhado ao presidente Jair Bolsonaro.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara enaltece neurocirurgião que operou gratuitamente adolescente com AVC hemorrágico
por Luís Francisco Caselani publicado 05/07/2021 última modificação 06/07/2021 00h11 — registrado em: , , , , , , , , , , , , ,
05/07/2021 – Morador do bairro Boa Saúde, o estudante Deivid Maciel, de 14 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico na madrugada do dia 22 de maio. A corrida de seus familiares por atendimento encontrou um final feliz nas mãos do neurocirurgião Sandro de Medeiros. O médico se deparou com o adolescente em coma no Hospital Regina e constatou a necessidade de procedimento cirúrgico urgente para a drenagem do sangramento. A operação, que evitou a morte do jovem, foi feita gratuitamente. Emocionado com a história, o vereador Enio Brizola (PT) elaborou uma moção de aplauso ao médico. O texto, que levou a assinatura dos demais parlamentares, foi aprovado pela Câmara nesta segunda-feira, 5.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias