Resultado da busca

118 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Palestras dão início ao Agosto Lilás e defendem ações articuladas para o enfrentamento à violência doméstica
por Luís Francisco Caselani publicado 06/08/2024 última modificação 08/08/2024 03h11 — registrado em: , ,
06/08/2024 – Nesta quarta-feira, 7, a Lei Maria da Penha atinge sua “maioridade”. São 18 anos desde a publicação da norma federal que estabeleceu mecanismos de combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Apesar dos significativos avanços que acompanham sua vigência, o cenário ainda é preocupante. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública seguem apontando o aumento nos registros de agressões, ameaças e tentativas de feminicídio. Nesta terça, 6, a Câmara de Novo Hamburgo deu novo fôlego ao debate com a realização do evento “Mulher, aqui você tem voz! Não é não!”. A atividade ocorreu no Plenário do Legislativo e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Para educadora, principal conquista do Projeto Vereador Mirim é promover a democracia
por Tatiane Souza publicado 23/05/2019 última modificação 24/05/2019 13h39 — registrado em: , , ,
23/05/2019 – A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Prudente de Moraes, do bairro São Jorge, participou da última palestra da terceira edição do Projeto Vereador Mirim. Realizada na tarde desta quinta-feira, 23, no Plenário Luiz Oswaldo Bender, ela reuniu 65 alunos do 6º, 7º e 8º anos da instituição. Uma das responsáveis pelo trabalho pedagógico que acontecerá a partir de agora nas escolas, a professora de Informática Caroline Pannebecker acredita que o projeto contribui para a construção de uma sociedade mais democrática, porque estimula os jovens a se envolverem ativamente na política. “Percebemos muitas reclamações e críticas feitas em mídias sociais, pela internet, mas aqui, hoje, eles aprenderam como realmente podem fazer para lutar por seus direitos. Plantamos uma sementinha de democracia, e isso é muito importante porque esses estudantes são o nosso futuro”, afirmou.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Parceiros apoiam projeto da Sala das Margaridas na DPPA
por Maíra Kiefer publicado 02/07/2020 última modificação 03/07/2020 14h55 — registrado em: ,
02/07/2020 - Mesmo com o aumento das restrições impostas pelo combate ao novo coronavírus em Novo Hamburgo, o projeto de implantação da Sala das Margaridas segue sem interrupções e com o apoio e parcerias de empresas e entidades. Para a utilização do espaço mais adequado na sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), em Novo Hamburgo, algumas alterações tiveram que ser feitas, como a transferência de um funcionário para outro ponto da DPPA e mudanças na estrutura de ambiente para abrigá-lo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Parcerias estabelecidas pela Procuradoria da Mulher possibilitaram projeto pioneiro de defesa pessoal e eventos nos bairros
por Maíra Kiefer publicado 16/03/2022 última modificação 17/03/2022 17h15 — registrado em: ,
16/03/2022 – O confinamento exigido durante parte dos dois anos da pandemia abafou a voz de muitas cidadãs que já vivenciavam em seus lares o problema da violência doméstica. Outras tantas passaram a enfrentar abusos e desrespeito. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (SSP) apontam que 712 mulheres foram vítimas de ameaças no ano passado em Novo Hamburgo. Os números não refletem a dimensão do problema devido às subnotificações. Preocupada em munir as vítimas com suporte para enfrentar essas e outras questões do universo da defesa dos direitos das mulheres, a Rede Integrada Laço Lilás retomou em 2021 uma série de ações. Oriundo de proposta nascida na Câmara hamburguense, o grupo de entidades tem entre os órgãos constituintes a Procuradoria Especial da Mulher da Casa legislativa. Na sessão desta quarta-feira, 16, a procuradora especial da Mulher, Semilda – Tita (PSDB), explicou as iniciativas realizadas no ano passado e os projetos para 2022 durante a prestação de contas exibida no Plenário.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Presidente do Conselho dos Direitos da Mulher expõe metas e projetos para 2023/2024
por Maíra Kiefer publicado 25/07/2023 última modificação 15/08/2023 17h42 — registrado em: ,
24/07/2023 – À frente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) desde junho, a presidente Isadora Cunha informou nesta segunda-feira, 24, que continua sendo prioridade do órgão a luta pelo retorno a Novo Hamburgo de uma unidade do Instituto-Geral de Perícias (IGP) com serviços completos e inclusão de uma Sala Lilás, voltada ao atendimento de mulheres e crianças. Esse pleito tem sido reiterado pelas entidades em prol das cidadãs hamburguenses e pelo Legislativo desde 2015. Esse espaço agilizaria a realização de exames de corpo de delito e perícias, feitos atualmente em Canoas e Porto Alegre. Além dessa pauta, a responsável pelo Comdim, convidada à sessão plenária pelo vereador Enio Brizola (PT), trouxe a público a intenção de buscar apoio para a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Novo Hamburgo, local que congrega uma série de atendimentos voltados às vítimas de violência. A proposta, já adotada em sete cidades do país, deverá ser estendida a mais locais, conforme anúncio recente do governo federal, totalizando 40 unidades.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Primeira edição do Domingo por Elas leva informação e serviços ao Boa Saúde
por Maíra Kiefer publicado 29/07/2019 última modificação 29/10/2019 18h44 — registrado em:
29/07/2019 – Casada há nove anos e mãe de quatro filhos, Maria Fernanda* convive com a realidade da violência doméstica em seu cotidiano. Agressões físicas e psicológicas são usuais mesmo quando o marido está sóbrio. Ela não é o único alvo das investidas; as crianças, duas delas de um relacionamento anterior, também sofrem com a situação. “Eu não admito que ele as machuque”, desabafou a jovem de 27 anos, que esteve presente na primeira edição do Domingo por Elas, realizado no dia 28, na Praça CEU, no bairro Boa Saúde.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Primeiro evento da Rede Laço Lilás deve ocorrer no final de julho
por Maíra Kiefer publicado 07/06/2019 última modificação 07/06/2019 21h20 — registrado em: ,
07/06/2019 – A Rede Integrada Laço Lilás prosseguiu nesta sexta-feira, dia 7, as tratativas para a promoção de atividades com o intuito de divulgar os serviços e canais disponíveis para auxiliar as vítimas de violência doméstica. Durante a reunião, realizada nas dependências do Legislativo, ficou pré-agendada a primeira ação, batizada de Domingo por Elas, para o dia 28 de julho, das 14h às 17h, na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Boa Saúde. O local para a estreia da atividade foi sugestão da vereadora Tita (PP), atual procuradora especial da Mulher. As próximas edições, ainda sem previsão de data, devem ser realizadas nos bairros Canudos, Diehl e Santo Afonso.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradora apresenta cronograma para o Mês da Mulher
por Jaime Freitas publicado 01/03/2023 última modificação 01/03/2023 19h31 — registrado em: ,
1º/03/2023 - A procuradora especial da Mulher, Semilda – Tita (PSDB), apresentou na sessão plenária desta quarta-feira, 1º, o Cronograma de Atividades do Mês da Mulher, desenvolvido pela Procuradoria Especial da Mulher em conjunto com os diversos órgãos que compõem a Rede Integrada Laço Lilás de Novo Hamburgo, a Escola do Legislativo, os Gabinetes da Presidência e da vereadora Lourdes Valim (Republicanos), e os setores de Comunicação, Imprensa e Cerimonial do Legislativo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradora da Mulher destaca luta da Rede Lilás nos avanços pelos direitos às cidadãs em Novo Hamburgo
por Maíra Kiefer publicado 25/11/2020 última modificação 25/11/2020 20h56 — registrado em: ,
25/11/2020 - Ao subir à tribuna, neste 25 de novembro, a vereadora Tita (PSDB) lamentou a existência de uma data para marcar um direito inquestionável de qualquer ser humano: não ser vítima de violência. A parlamentar relatou a história por trás desse marco feminista. “O Dia Internacional da Luta contra a Violência à Mulher foi escolhido para homenagear as irmãs Minerva, Patria e María Teresa Mirabal, dominicanas, que ficaram conhecidas como Las Mariposas. Elas se opuseram à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960”, explicou. Desde lá, a luta iniciada por tantas mulheres ao redor do mundo é barrada por aqueles que se sentem contrariados e que acreditam que é possível silenciar a voz do outro com agressões, coerção e morte. “No Brasil, a cada 7 horas uma mulher é vítima de feminicídio”, apontou a vereadora.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradora da Mulher entrega à filha de Glacira Eli Santos da Silva homenagem do Parlamento
por Maíra Kiefer publicado 23/03/2021 última modificação 24/03/2021 18h25 — registrado em: ,
23/03/2021 - O trabalho em prol dos direitos das mulheres, desenvolvido por Glacira Eli Santos da Silva, será conhecido no futuro por aqueles que ingressarem na sede do Legislativo. Essa era a intenção da Procuradora Especial da Mulher, Tita (PSDB), ao propor o Projeto de Resolução nº 4/2021, que batiza o espaço de atendimento às vítimas com o nome da feminista, que faleceu no dia 7 de fevereiro. A parlamentar relatou na tarde de segunda, 22, para Caroline Eli da Silva, filha de Glacira, o que a motivou a propor esse reconhecimento, aprovado em Plenário por unanimidade na semana passada. Em encontro na residência da primogênita, a vereadora entregou um quadro com a homenagem prestada.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias