28/04/2017 - Gabinete: Naasom propõe projeto que institui o Programa de Obesidade Zero em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer última modificação 24/01/2018 17h44

Nesta semana, começou a tramitar na Câmara Municipal projeto de lei, de autoria do vereador Naasom Luciano (PTB), que institui o “Programa de Obesidade Zero” no município de Novo Hamburgo. A matéria foi protocolada na quinta, dia 27. 

O programa, destinado à prevenção, diagnóstico, tratamento e combate à obesidade, deverá ser coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre as ações que deverão ser desenvolvidas, estão a orientação e conscientização da saúde alimentar, nutrição saudável e prevenção da obesidade nas escolas e pré-escolas municipais, com palestras, painéis, dinâmicas de grupo, ministrados por profissionais qualificados, com a atuação de equipe multidisciplinar (nutricionistas, médicos, psicólogos e pedagogos).

De acordo com o autor do projeto, o objetivo do programa é conter o avanço da obesidade, que se tornou um problema de saúde pública. “A obesidade é um fator desencadeante de várias doenças como diabetes, hipertensão arterial, acidentes vascular cerebral, entre outras doenças circulatórias e precisa ser prevenida”, comentou o vereador.

A proposta também prevê programas de educação física para a população, projetos clínicos amplos com pesquisa e enfoques regionais, adaptados às situações epidemiológicas, econômicas e culturais.

Conforme relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Pan- Americana de Saúde (Opas), divulgado recentemente, a obesidade no Brasil vem aumentando, assim como em toda a América Latina e Caribe, com um impacto maior nas mulheres e uma tendência de crescimento entre crianças.

Segundo o documento, elaborado com base em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o sobrepeso em adultos no Brasil passou de 51,1% em 2010, para 54,1% em 2014. A tendência de aumento também foi analisada na avaliação nacional de obesidade.

Em 2010, 17,8% da população era obesa, em 2014, o índice chegou aos 20%, sendo maior entre mulheres, 27,7%. Estima-se que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas (7,7%).

* Texto enviado pela estudante de jornalismo Bárbara Santos, estagiária do gabinete do vereador Naasom Luciano.

registrado em: