Professores e alunos da EMEF Salgado Filho apresentam projetos pedagógicos

por Jaime Freitas última modificação 04/10/2017 20h53
04/10/2017 – A convite do vereador Enfermeiro Vilmar (PDT), alunos e educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Salgado Filho compareceram à sessão desta quarta-feira, 4 de outubro, para apresentar duas iniciativas desenvolvidas com as turmas de 4º, 5º e 8º anos. Em sala de aula, os estudantes trabalharam os projetos “Tributos X Conhecimento X Cidadania” e “Distúrbios psicológicos”.
Professores e alunos da EMEF Salgado Filho apresentam projetos pedagógicos

Crédito: Thanise Melo da Silva

IMG_0597.jpgNo primeiro trabalho apresentado aos vereadores, “Distúrbios psicológicos”, da turma de 8° ano da escola, a aluna Djenifer da Silva falou sobre situações de falta de perspectiva e de esperança dos jovens sobre a vida. “O nosso objetivo é conscientizar as pessoas para que não cometam suicídio. A ideia surgiu a partir da constatação de que crianças e adolescentes praticam o jogo da ‘Baleia Azul’, inclusive na nossa escola. Por isso, a turma resolveu adotar este tema para pesquisa”, disse a estudante. O termo "Baleia Azul" refere-se ao fenômeno de baleias encalhadas, supostamente suicidas.

O jogo envolve uma série de tarefas dadas aos jogadores e algumas das quais envolvem automutilação. E, ao percebemos alguns casos dessa violência em nossa escola, ajudamos os alunos na pesquisa sobre essa temática”, explicou a professora Magali Hexsel Benedeto, representando o professor-orientador da atividade, Diogo Araújo. Benedeto também explicou que a pesquisa envolveu só os alunos da instituição.

Já o trabalho “Tributos X Conhecimento X Cidadania”, orientado pelas professorasIMG_0634.jpg Márcia Gasparetto, Rejane Soares e Eliane da Silva, foi apresentado pelos alunos de 4º e 5º. Dividindo as falas, os estudantes falaram sobre o tema da conscientização tributária.

A cobrança de impostos é uma ferramenta utilizada pelos governos para viabilizar os serviços oferecidos à população, como saúde e educação. O que se buscou com esse debate é a qualidade da contrapartida dos valores que pagamos em todas as esferas, municipal, estadual e federal, para que todos os estudantes estejam conscientes do quanto pagamos e o que temos de retorno para o bem-estar da população”, disse a professora Márcia Gasparetto.