Plenário aprova criação da Semana Municipal de Conscientização da Psoríase

por Jaime Freitas última modificação 21/03/2018 21h07
21/03/2018 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade na tarde desta quarta-feira, 21 de março, o Projeto de Lei nº 138/2017, proposto por Professor Issur Koch (PP), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Semana de Conscientização da Psoríase, doença cutânea crônica e autoimune caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas que, em casos mais graves, podem levar à incapacidade física, atingindo também articulações. Se a proposição for aprovada em segundo turno e sancionada pela prefeita, os eventos alusivos serão realizados anualmente na quarta semana de outubro.

O PL nº 138/2017 autoriza o Executivo a estabelecer parcerias com outras entidades públicas e privadas para a realização de atividades, eventos e encontros públicos. “O objetivo é conscientizar a sociedade em geral sobre a temática e contribuir para o enfrentamento da doença, melhorando a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes, que totalizam 3% da população mundial”, defendeu o autor do projeto, Issur Koch.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.