Parlamento Metropolitano reúne vereadores da região em Campo Bom

por Jaime Freitas última modificação 29/06/2017 18h55
23/06/2017 – A presidente do Legislativo hamburguense, Patricia Beck (PPS), e o vice-presidente, Naasom Luciano (PTB), participaram na manhã desta sexta-feira, 23, de uma reunião com vereadores dos municípios do Polo do Vale do Sapateiro, formado por Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz. O encontro, realizado na Câmara Municipal de Campo Bom, faz parte do cronograma do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre. Na ocasião, os parlamentares discutiram diversos assuntos de interesse das cidades integrantes da Região Metropolitana.

Na abertura do encontro, o presidente da Câmara de Campo Bom, Maximiliano Messias de Souza, agradeceu a presença dos vereadores da região e convidou para compor a mesa diretora dos trabalhos, o atual presidente do Parlamento Metropolitano, o vereador de Porto Alegre Mauro Pinheiro, a presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Patricia Beck, o presidente da Câmara de Sapiranga, José Aristides, o representante da região do Vale do Caí e vereador em Portão Diego Martins, o político Gustavo Finck, representando o deputado federal João Derly, e o vereador hamburguense Gabriel Chassot (Rede).

Mauro Pinheiro fez uma breve explanação sobre o que já foi realizado pelo Parlamento Metropolitano nos últimos dois anos, as reuniões anteriores em outros polos e a retomada dos trabalhos. Também lembrou que o Parlamento já conta com um regimento interno aprovado no primeiro ano de atividade e que, para 2017, estão programadas eleições para a nova Mesa Diretora. Criado em 2015 por iniciativa do próprio parlamentar, à época presidente do Legislativo da Capital gaúcha, o Parlamento Metropolitano tem o objetivo de integrar ações e discussões de temas comuns aos 34 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA).

Para Patricia Beck, os vereadores da região precisam trabalhar mais unidos, para que tenham força para cobrar dos Poderes Estadual e Federal demandas comuns a todos, como saúde, segurança pública e educação. “Não podemos mais permitir que as cidades do Vale do Sinos sejam esquecidas pelo poder público, quando falamos, por exemplo, de um tema sensível como a segurança. Faltam policiais. Quando é feito um concurso público, o número de brigadianos ou agentes da Polícia Civil chamado para atuar na região é muito aquém do que é realmente necessário. Há uma precarização desse serviço público. E para mudar esse quadro, não podemos pensar apenas em nossos municípios, de forma individual. Há muitas pautas que podemos trabalhar em conjunto. O Parlamento Metropolitano é um caminho para isso. Tenho certeza de que a união dos vereadores vai gerar boas discussões e bons retornos para os nossos municípios”, defendeu.

Naasom Luciano lembrou que a conclusão da Avenida dos Municípios é mais uma das demandas que precisam ser discutidas pelos parlamentares, assim como a repatriação de recursos da Lei Kandir e questões ambientais.

O Parlamento Metropolitano é dividido em sete regiões: Porto Alegre; Vale do Gravataí (Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão); Vale do Rio dos Sinos (Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Canoas); Vale do Caí (Capela de Santana, Montenegro, Portão e São Sebastião do Caí); Vale do Sapateiro (Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Araricá); Vale do Paranhana (Igrejinha, Parobé, Rolante e Taquara); e Região Carbonífera (Arroio dos Ratos, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, São Jerônimo e Triunfo).

As reuniões regionais servem para mobilizar os vereadores para a eleição da nova Mesa Diretora, que será realizada no dia 14 de julho, em Porto Alegre. Antes do pleito, haverá ainda reuniões no Vale do Paranhana, no dia 30 de junho, na cidade de Taquara; e na Região Carbonífera, no dia 7 de julho. A Câmara de Novo Hamburgo sediará o próximo encontro do Polo do Vale do Sapateiro no mês de julho, ainda sem data marcada.


Demandas que serão trabalhadas em conjunto pelos vereadores

- Integração de emendas parlamentares;

- Saúde (Hospital Regional e outros);

- Segurança (Aumento do efetivo e outros);

- Compartilhamento de conhecimento e união de forças junto a demais poderes e instâncias;

- RS 239 (Acessos e passarelas);

- Avenida dos Municípios;

- Repatriação de Recursos da Lei Kandir;

- Questões ambientais junto ao Ministério Público;

- Desenvolvimento Econômico e Turismo;

- RS 010;

- Extensão da BR 448;

- RST 464 (Sinalização e Controladores de Velocidade).