Nilson Torriano é o segundo negro a assumir a vereança em Novo Hamburgo

por Daniele Silva última modificação 12/05/2021 13h39
10/05/2021 – Após prestar compromisso, o primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores, Nilson Torriano assumiu vaga na Câmara de Novo Hamburgo pela primeira vez na sessão desta segunda-feira, 10 de maio. Ele ocupou a cadeira do titular Enio Brizola (PT), licenciado por motivo particular. O petista, que fez 1380 votos nas eleições de 2020, é o segundo negro a integrar o Legislativo hamburguense em 18 legislaturas.
Nilson Torriano é o segundo negro a assumir a vereança em Novo Hamburgo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Torriano tem 47 anos e é natural de São João do Ivaí (PR). Em Novo Hamburgo, atuou como conselheiro tutelar de 2013 a 2020 e integra a direção municipal do partido. Guarda Civil municipal em São Leopoldo, atualmente exerce a função de assessor especial de Políticas de Segurança Pública na cidade vizinha.

 Ao ocupar a tribuna, o defensor das causas humanitárias ressaltou o quão difícil foi chegar ao parlamento, mesmo como suplente, e considerou significativa a sua presença na Câmara na semana que marca os 134 anos da abolição da escravatura. “Como homem negro e de comunidade sei que tem uma simbologia muito grande eu estar aqui. Ainda mais próximo a essa data, que não foi um presente, porque nós sabemos toda a dificuldade e as lutas que temos que enfrentar diariamente em busca de igualdade. Um exemplo é esta Casa. Novo Hamburgo tem 94 anos de emancipação e, em todo esse tempo, apenas um homem negro foi eleito, devido a uma pauta evangélica”, lembrou, citando o vereador Renato Fernandes (2001 – 2004), que não chegou a completar seu mandato.

Para ele, a característica da cidade, muitas vezes pautada apenas pela origem germânica, torna ainda mais complicada a busca por uma paridade. “Sabemos da importância disso para que jovens e crianças possam ocupar esse e todos os espaços no futuro. Seguimos lutando para que nas próximas legislaturas a gente possa ter mais diversidade e representatividade.”