Moção exalta realização da 32ª Mostratec

por Luís Francisco Caselani última modificação 25/10/2017 20h02
25/10/2017 – A Câmara Municipal de Novo Hamburgo aprovou na tarde desta quarta-feira, 25 de outubro, a Moção nº 33/2017, que manifesta aplauso à Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha pela realização da 32ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorre ao longo da semana nos pavilhões da Fenac. O texto, proposto pelo vereador Enio Brizola (PT), destaca o incentivo ao gosto pela ciência na maior feira do gênero na América Latina, abrangendo 27 estados brasileiros e 20 países das Américas, África, Ásia e Europa.

Brizola enalteceu o merecimento à homenagem em razão do incentivo prestado aos jovens na busca de um futuro melhor. O parlamentar lembrou que a Mostratec, ao premiar os melhores trabalhos, oportuniza a participação de alunos em feiras internacionais, bem como a distribuição de bolsas de estudo integrais. “Em um momento em que escolas técnicas agonizam com a falta de recursos e em que precisamos capacitar nossa mão de obra e investir em ciência e tecnologia, respiramos uma Mostratec que nos proporciona um mergulho em diferentes tipos de pesquisa. Que a cidade perceba nesses projetos possibilidades de novos empreendimentos, inovações que poderão propiciar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da nossa sociedade”, salientou. Atendendo a sugestão do vereador Ricardo Ritter - Ica (PDT), a Moção nº 33/2017 será encaminhada também ao Ministério da Educação.

Sobre a Mostratec

Considerada a maior feira do gênero da América Latina, a 32ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia tem representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A Mostratec acontece até o dia 27 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo. Além da Mostra, considerada uma referência internacional entre as feiras do gênero, ocorre, paralelamente, a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec e o Festival Maker Mostratec de Robótica. A feira reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição, são apresentados 420 projetos na Mostratec, 250 na Mostratec Júnior e 50 na Mostratec Infantil.