Câmara realiza terceiro encontro do Projeto Vereador Mirim

por Jaime Freitas última modificação 06/06/2017 21h04
06/06/2017 - Na tarde desta terça-feira, 6, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Boa Saúde participaram da terceira palestra do Projeto Vereador Mirim. Os vereadores Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PDT), Gislaine Pires (PR) e Professor Issur Koch (PP) deram boas-vindas aos alunos e explicaram as funções dos vereadores e os conceitos de política e democracia. Acompanharam a atividade a professora Giane Soares e a orientadora educacional Muriel Passini.

O objetivo da iniciativa, promovida pela atual Mesa Diretora – Patricia Beck (PPS/presidente), Naasom Luciano (PTB/vice), Felipe Kuhn Braun (PDT/1° secretário) e Vladi Lourenço (PP/2° secretário) –, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), é ajudar na formação para a cidadania de alunos do 6° ao 9° ano das escolas municipais de Novo Hamburgo. 

Representando a Smed, Ana Maria Leal de Lima Marschall disse que o Projeto Vereador Mirim proporciona um momento para pensar a cidadania. “Estamos passando por tempos difíceis na política brasileira e aqui, hoje, plantamos sementinhas para formar uma melhor sociedade no futuro”, disse a professora.

Enio Brizola destacou a ligação que tem com o bairro Boa Saúde, onde reside atualmente e onde também lutou pela anexação a Novo Hamburgo, já que a localidade pertencia a São Leopoldo. “Os moradores ligaram-se mais a Novo Hamburgo do que a São Leopoldo, a ponto de formar uma associação para iniciar a luta de anexação ao território de nosso atual município”, disse. A área do atual bairro Boa Saúde originou-se da antiga fazenda Torres, que pertencia a cidade de São Leopoldo. Os primeiros moradores foram populações migrantes de outros municípios. Em 22 de outubro de 1995, foi aprovado por plebiscito, com 95%, a anexação do bairro ao município de Novo Hamburgo.

Professor Issur Koch falou da ideia do projeto sobre a qual há anos se falava na Casa. “O Vereador Mirim tem como objetivo ajudar na formação de cidadãos conhecedores de direitos e deveres. É uma excelente ferramenta, e quem ganha com isso é a democracia”, concluiu.

Felipe Kuhn Braun salientou a importância do projeto Vereador Mirim. “Desde jovens podem conhecer e acompanhar como funciona a política e o Legislativo, assim criamos uma relação maior e melhor entre os cidadãos e a cidadania”, completa.

A vereadora Gislaine Pires ressaltou que cabe aos jovens ter ação e atitude. “Tomem decisões sem medo, para que tenham clareza de onde querem chegar e para que consigam transformar a sociedade, mas também nunca esqueçam de sonhar e de lutar por esses sonhos”, afirmou.

O diretor interino da Escola do Legislativo, Artêmio Friedrich, fez a apresentação da Câmara e palestrou sobre cidadania, constituição, democracia, importância do voto e os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Ele também falou sobre as principais funções de um vereador, que são: fiscalizar e cobrar ações do governo; verificar se os recursos do município estão sendo devidamente aplicados pela prefeitura para a promoção do bem-estar da população; elaborar e/ou aprovar projetos de leis municipais, de iniciativa do Legislativo ou Executivo.