Câmara homenageia os 55 anos da CDL-NH

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/10/2017 20h34
18/10/2017 – Os vereadores hamburguenses dedicaram parte da sessão ordinária desta quarta-feira, 18 de outubro, para prestar reconhecimento ao 55º aniversário da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH). Proposta pelo Professor Issur Koch (PP), por meio do Requerimento nº 1.119/2017, a homenagem recebeu aprovação unânime dos demais parlamentares.
Câmara homenageia os 55 anos da CDL-NH

Crédito: Thanise Melo/CMNH

IMG_0940.JPGO trabalho realizado pela entidade busca sempre a qualificação dos profissionais e do serviço de comércio no nosso Município. Esta homenagem se estende a todos aqueles que fundaram e fizeram parte dessa história em algum momento. São pessoas que abdicam do tempo de seus próprios negócios para trabalhar pelo bem da coletividade. Essa mentalidade de fazer com que todos cresçam juntos faz com que o comércio hamburguense evolua”, destacou Issur.

O vereador Enio Brizola (PT) enalteceu o envolvimento da CDL-NH em diferentes frentes em prol do crescimento do Município. “Falar da CDL é falar de uma entidade engajada no desenvolvimento econômico e nas questões sociais da nossa cidade. É falar sobre o estímulo ao associativismo e a geração de novos postos de trabalho”, enumerou. Gerson Peteffi (PMDB) destacou que a entidade serve como exemplo para outras associações representativas. “Toda minha família tem ligação direta ao comércio. Então sei a importância vital de termos pessoas que nos auxiliem, amparem, defendam e nos representem junto ao poder público. Gostaria que todos os sindicatos tivessem a organização e a probidade dessa instituição”, completou.

Naasom Luciano (PTB) cumprimentou o vereador Issur pela proposição. “Esse trabalho é muito importante em todo o país, não apenas no nosso Município. E nossa cidade, por ter sofrido um processo brusco de desindustrialização, deve muito a entidades comerciais e de serviços. Reconhecer esta importante data não é apenas laurear essa brilhante gestão, mas reconhecer o trabalho de comerciantes e lojistas que geram renda e emprego”, salientou. A presidente da Câmara, Patricia Beck (PPS), relembrou seu passado como comerciante e associada para parabenizar a entidade pela passagem de seus 55 anos. “Inquieta, a CDL ajuda Novo Hamburgo a sobreviver diariamente. A entidade sempre acolheu muito bem associados de todos os bairros do nosso Município. E agradeço por esse trabalho realizado, porque ele faz diferença na vida de muitas pessoas, como também fez na minha”, recordou.

Emocionado, o presidente da CDL-NH, Gilberto Kasper, agradeceu o reconhecimento e enalteceu a história e o atual trabalho prestado pela entidade. “A unidade de Novo20171018-IMG_0960.jpg Hamburgo teve a honra de ser a melhor CDL do Estado ano passado, por ter sido a que mais qualificou e criou condições para que seus associados pudessem melhor atender seus clientes. O comércio hamburguense, com sua variedade e pujança, sempre foi referência regional. Só temos que agradecer a esta Casa e a toda a comunidade hamburguense pela confiança depositada no nosso trabalho”, finalizou.

55 anos

No dia 9 de julho de 1962, um grupo de lojistas, reunidos na sede esportiva da Sociedade Aliança de Hamburgo Velho, fundou o então Clube de Diretores Lojistas de Novo Hamburgo, com o intuito de imprimir uma nova dinâmica ao comércio da cidade. Na mesma ocasião, foi eleito o primeiro presidente do clube, o diretor proprietário da Casa Real de Móveis, Arnaldo Avelino Schmitz.

Desde então, muitos comerciantes passaram pela direção da CDL-NH, oportunizando o crescimento da entidade e o processo evolutivo do comércio hamburguense, sempre com o foco na união da classe em torno de ideais comuns.