Câmara homenageia Clube G40, campeão da Copa AFIA Portugal

por Luís Francisco Caselani última modificação 19/07/2017 19h50
19/07/2017 – Os vereadores hamburguenses prestaram reconhecimento nesta quarta-feira, 19 de julho, ao G40, equipe de futebol que conquistou, em maio deste ano, na cidade lusitana de Algarve, o título da Copa AFIA (Associação de Futebol Internacional Amador) Portugal na categoria Diamond, para atletas maiores de 60 anos. Durante a campanha, foram três vitórias em três jogos, com o troféu sendo levantado em partida contra o União Nova Orleans, de Curitiba.

A homenagem surgiu a partir do Requerimento nº 656/2017, assinado pelos vereadores Enio Brizola (PT) e Sergio Hanich (PMDB). “Quero parabenizar essa caminhada, essa corrida, levando o nome de Novo Hamburgo. Só de estar lá já é grande coisa, imagina ainda ser campeão”, ressaltou Hanich. Brizola fez questão de salientar o destaque esportivo que o município tem angariado nos últimos meses. “Recentemente estive em São Paulo, e um taxita me interrogou de onde eu vinha. Quando disse ser de Novo Hamburgo, ele destacou que era a terra do campeão gaúcho. Disse que agora também temos o campeão da AFIA”, contou.

Brizola destacou principalmente as conquistas da equipe. “Um time que existe desde 2000, uma família. Foram campeões invictos, com o goleiro menos vazado e o artilheiro do torneio, o que dá um valor a mais à conquista. Essa gurizada, além de tocar seu dia a dia, também estão se preparando para o próximo desafio no México. Daqui a pouco, Grêmio e Inter passarão a perder o prestígio dos títulos internacionais, já que o G40 está aí”, brincou. A presidente Patricia Beck (PPS) também deixou suas felicitações e seu agradecimento. “Parabéns a esses jovens atletas. Para ir a Portugal representar a cidade, é preciso um espírito muito jovem”, pontuou.

O vereador e médico Gerson Peteffi (PMDB) comentou sobre os cuidados com o corpo que a prática esportiva exige. “Com o passar da idade, sabemos que a pessoa se fragiliza e não se sente apta a praticar esforço físico. Só sua participação já é muito meritória. São jovens atletas, com cabeça boa e corpo bem cuidado”, completou. Inspetor Luz (PMDB) parabenizou os atletas amadores, com muitos dos quais jogou ao longo dos anos. “Não poderia deixar de comparecer hoje em razão desses futebolistas, que conheço cada um de longa data. São homens que têm a retidão do esporte. O esporte leva a isso, é salutar. O título é fruto da preservação do corpo e de buscar sempre o melhor, independente da idade”, revelou.

Representando os atletas, o jogador Epifânio Loss contou um pouco sobre a trajetória de formação da equipe. “Nosso grupo é fundamentado pela questão da amizade, da família. Já é nossa oitava participação na Copa AFIA. Todos viemos de um passado em clubes de futebol. Junto aos amigos, resolvemos fazer um grupo para jogar entre nós. Quando estamos longe, tudo o que pensamos é que não há idade, mas aquela satisfação de representarmos bem a nós e à nossa cidade”, destacou.

Loss também enalteceu a relação entre o clube e a cidade. “Em um dos dias que nos dirigíamos ao estádio, o que fizemos para nos motivarmos foi escutar o hino de Novo Hamburgo, que emocionou a todos. Sermos acolhidos por uma cidade desse tamanho nos envaidece muito. Só quero agradecer profundamente por essa homenagem”, concluiu. Esse foi o segundo título do G40 em Copas AFIA. Em 2016, na República Dominicana, o troféu foi conquistado na categoria Platinum, para jogadores a partir de 55 anos.

Atletas

O título da Copa AFIA Portugal foi conquistado pelos atletas Adair Lairson Heilmann, Celso Bock, Claunir João da Cunha, Doraci Farias Ermel, Edson Pilger, Epifânio Loss, Eudo Campanhoni Soares Machado, Felipe José Perez Giollo, Inácio Arnold, Ismar Reichert, João Carlos Heilmann, Jorge Luiz da Rosa Souza, José Marcelino Ferreira, Olavio Schneider, Osvaldo Carlos Burkhard, Paulo Renato Gerstner, Ronaldo Clademir Timm, Rosalino Constate Seara e Sergio Adolar Blos.