Câmara aprova moção de apelo pelo aumento do efetivo da Brigada Militar

por Luís Francisco Caselani última modificação 26/07/2017 21h22
26/07/2017 – Os vereadores de Novo Hamburgo aprovaram por unanimidade na sessão desta quarta-feira, 26 de julho, a Moção nº 20/2017. Apresentado pela vereadora Patricia Beck (PPS) e assinada por todos os parlamentares, o texto manifesta apelo ao Governo do Estado para que aumente o número de policiais militares que serão chamados para atuar no Vale do Sinos e, em especial, no Município.

A presidente do Legislativo pede que, com a convocação de novos servidores para suprir parte do déficit de efetivo no Estado, que já ultrapassa 50%, Novo Hamburgo e região recebam uma atenção especial. Patricia entende que o aumento de contingente é necessário para diminuir os índices de violência e aumentar a sensação de segurança dos cidadãos. “São cinco anos que esta Casa aborda esse tema e pede mais servidores para a Brigada Militar. Essa moção tem, sim, que chegar ao Governo do Estado. De mais de 500 policiais militares que serão chamados em concurso público, apenas 50 virão para o Vale do Sinos, sendo 16 para Novo Hamburgo. Precisamos da Brigada Militar na rua, evitando que sejam cometidos crimes. Que a gente una força com municípios da região por essa causa. Que ampliemos esse número para pelo menos 100 brigadianos”, pediu a presidente.

Professor Issur Koch (PP) recordou as constantes cobranças da Câmara. “Em 2015, assinamos moção manifestando apelo para que os concursados fossem convocados para a academia. Após a aprovação, demoraram um ano e meio para serem chamados”, lembrou. Raul Cassel (PMDB) reforçou o apelo de Patricia. “Ouvi de pessoas da Brigada que para cá virão 16 servidores, mas 12 estariam saindo, solicitando voltar para suas cidades de origem. Estamos na iminência de trocar seis por meia dúzia”, apontou.

O vereador Felipe Kuhn Braun (PDT) cobrou uma atenção especial à região. “Muitos brigadianos se aposentaram, muitos saíram do serviço público, e hoje o Estado conta com toda uma defasagem. Esse efetivo vem auxiliar. Mas nossos níveis de criminalidade são muito maiores do que em outras regiões. Boa parte das demandas que chegam aos vereadores são com a temática da falta de segurança. Esperamos que o Estado olhe com bastante carinho para Novo Hamburgo”, solicitou.

Cópias da Moção nº 20/2017 serão encaminhadas ao governador do Estado, José Ivo Sartori, ao secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, à prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, ao secretário municipal de Segurança, general Roberto Jungthon, e ao comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Uberti Moreira, para que atendam à demanda solicitada pelos vereadores e pela população.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, são enviados às pessoas envolvidas. Uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado, por exemplo, pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.