Arraial Solidário contará com sessões de cinema mudo

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/07/2017 20h44
18/07/2017 – Enquanto os arredores da Praça da Bandeira estiverem reproduzindo o melhor das festas típicas dos meses de junho e julho, o Plenário da Câmara voltará ao início do século XX. Entre as atrações do Arraial Solidário, evento que ocorre em frente ao Legislativo hamburguense no sábado, 22 de julho, das 11 às 17 horas, estarão sessões de cinema mudo, uma iniciativa da Fundação Ernesto Frederico Scheffel. Para assistir, cada pessoa deverá realizar a doação de alimento não perecível ou agasalho, que serão encaminhados aos programas socioassistenciais do Município.

Por cerca de 75 minutos, uma sequência de filmes que integram os acervos da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e do cinegrafista amador Walter Haas – estes doados à Fundação Scheffel – apresentará os primórdios da construção de Novo Hamburgo enquanto município. O primeiro filme acompanhará o início do traçado urbano da cidade ainda em 1927, ano de sua emancipação, e o cotidiano das alunas da Fundação Evangélica.

Em seguida, as cenas mostram uma viagem de Porto Alegre a Novo Hamburgo, datada em 1934. Entre as atrações, os esportes praticados no Rio dos Sinos, o burburinho nas ruas hamburguenses, os artistas da Sociedade Ginástica e os passeios pela então Praça 14 de Julho, atual Praça do Imigrante. Por fim, o dia a dia da Novo Hamburgo dos anos dourados da década de 1950 pela lente de Haas, com suas festas, desfiles cívicos e curiosidades. Os filmes serão acompanhados por trilha sonora gravada pela pianista gaúcha Sandra Mohr, interpretando peças tocadas em sessões de cinema mudo, a partir de partituras que pertenciam à família Kunz, de Hamburgo Velho.

Arraial Solidário

A primeira edição do Arraial Solidário, evento organizado pela Câmara de Novo Hamburgo em parceria com diversas entidades socioassistenciais e representativas do Município, envolverá ainda apresentações culturais, brinquedos, jogos e venda de artesanato, alimentos e bebidas. Cada entidade ficará responsável pela montagem e organização de seu próprio espaço, com a Câmara se encarregando da estrutura geral do evento.

Para as crianças que quiserem utilizar os brinquedos disponibilizados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RS/Sesc), será necessária a troca de agasalho ou alimento não perecível por ingresso. Todo o valor arrecadado com a comercialização de alimentos, bebidas, produtos e serviços ficará com as próprias entidades, proporcionando um aporte ao seguimento de suas atividades.

Entidades parceiras:

Agência Municipal de Emprego (AME)

Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi)

Associação Congregação de Santa Catarina – Centro Social Madre Regina

Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO Criança

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Novo Hamburgo

Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem)

Associação dos Deficientes Físicos de Novo Hamburgo (Adefi)

Associação dos Familiares e Amigos do Down Vinte e Um (Afad-21)

Banco de Alimentos

Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH)

Cia do Riso

Fundação Ernesto Frederico Scheffel

Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) de Novo Hamburgo

Juniores e Adolescentes (Juad)

Lar São Vicente de Paula

Lions Clube Novo Hamburgo Courocap

Lions Clube Novo Hamburgo Pérola do Vale

Movimento #Paz

ParaNóia Produções

Pensando Novo Hamburgo

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Novo Hamburgo

Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo (Sindilojas)

Apoio:

Fecomércio RS/Sesc

Madero Container Novo Hamburgo