Arraial Solidário atrai crianças e adultos em frente à Câmara
Parceiras na realização do evento, as entidades montaram seus espaços, desenvolveram suas atividades e arrecadaram dinheiro, alimentos e agasalhos, que servirão de suporte para a continuidade de seus projetos. O representante comercial Charles da Silva Rodrigues levou sua filha Isabelle, 6 anos, para participar dos festejos. Atendida pela Associação dos Familiares e Amigos do Down Vinte e Um (Afad-21), Isabelle se divertiu com as diferentes opções de recreação, de brinquedos infláveis a cama elástica. “Fizemos questão de prestigiar o evento e apoiar a entidade, que presta um trabalho muito importante”, ressaltou Charles.
Atividades para diferentes idades
Cada entidade ficou responsável pela organização de seus espaços. Para as crianças, foram ofertados brinquedos, jogos e pintura de rosto. Para os adultos, venda de artesanato, pinturas e roupas, serviços como esmaltação de unhas e corte de cabelo, além de bebidas, crepes, cachorros-quentes, pipoca, bolos e outros alimentos típicos para todas as idades. A servidora pública Ana Paula Berlitz soube do evento pelas redes sociais e resolveu levar seus filhos Augusto, 9 anos, e Alícia, 3.
Com vestido xadrez, bochechas pintadas e cabelo amarrado em tranças, Alícia queria aproveitar um pouco de tudo. “Quero brincar naquele ali, mãe” era o pedido que Ana mais ouvia. “Estou adorando o arraial. Até chamei outros familiares para participar. As crianças adoram esses brinquedos infláveis, fora os comes que atraem bastante a atenção delas”, contou Ana Paula.
A atividade contou com o apoio da ParaNóia Produções e da Cia do Riso, que animaram o evento, respectivamente, com o comunicador Rodembuch e a palhaça Gelatina. O Arraial Solidário também trouxe as apresentações do coral do Ministério Juniores e Adolescentes (Juad) e da banda Maria Bonita, que encerrou a tarde ao som de forró.
Cinema mudo
Enquanto a rua trazia o melhor dos arraiais brasileiros, o Plenário da Câmara voltava ao início do século XX com sessões de cinema mudo, uma iniciativa da Fundação Ernesto Frederico Scheffel. A sequência de películas apresentou os primórdios da construção de Novo Hamburgo enquanto município. O primeiro filme acompanhou o início do traçado urbano da cidade ainda em 1927, ano de sua emancipação. Em seguida, as cenas mostraram uma viagem de Porto Alegre a Novo Hamburgo, datada em 1934. Entre as atrações, os esportes praticados no Rio dos Sinos, o burburinho das ruas hamburguenses, os artistas da Sociedade Ginástica e os passeios pela então Praça 14 de Julho, atual Praça do Imigrante.
Por fim, o dia a dia da Novo Hamburgo dos anos dourados da década de 1950 pela lente do cinegrafista amador Walter Haas, com suas festas, desfiles cívicos e curiosidades. Os filmes foram acompanhados por trilha sonora gravada pela pianista gaúcha Sandra Mohr, interpretando peças tocadas em antigas sessões de cinema mudo, a partir de partituras que pertenciam à família Kunz, de Hamburgo Velho.
A presidente do Legislativo, Patricia Beck (PP), e os vereadores Enio Brizola (PT), Fernando Lourenço (SD), Felipe Kuhn Braun (PDT), Raul Cassel (PMDB), Vladi Lourenço (PP) e o deputado estadual Tarcisio Zimmermann (PT) estiveram presentes.
Entidades que participaram:
Agência Municipal de Emprego (AME)
Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial (Abefi)
Associação Congregação de Santa Catarina – Centro Social Madre Regina
Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO Criança
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Novo Hamburgo
Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem)
Associação dos Deficientes Físicos de Novo Hamburgo (Adefi)
Associação dos Familiares e Amigos do Down Vinte e Um (Afad-21)
Banco de Alimentos
Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH)
Cia do Riso
Fundação Ernesto Frederico Scheffel
Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) de Novo Hamburgo
Lar São Vicente de Paula
Lions Clube Novo Hamburgo Courocap
Lions Clube Novo Hamburgo Pérola do Vale
Ministério Juniores e Adolescentes (Juad)
Movimento #Paz
ParaNóia Produções
Pensando Novo Hamburgo
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Novo Hamburgo
Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo (Sindilojas)
Apoio:
Fecomércio RS/Sesc
Madero Container Novo Hamburgo
Confira as fotos do evento na galeria da Câmara.
Foto: Daniele Souza/CMNH