Aprovada autorização para prefeita ausentar-se do país

por Luís Francisco Caselani última modificação 30/08/2017 21h40
30/08/2017 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 30 de agosto, em segundo turno, o Projeto de Decreto Legislativo nº 8/2017, assinado pela Mesa Diretora da Câmara. A matéria autoriza a prefeita Fátima Daudt a afastar-se do país entre os dias 4 e 9 de setembro, com o intuito de comparecer ao Fórum de Prefeitos – Rumo a Cidades Inovadoras e Competitivas, evento realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, nos Estados Unidos.

O PDL nº 8/2017 surgiu a pedido da chefe do Executivo, por meio de ofício encaminhado à Câmara. Fátima viajará a convite da instituição, com a qual o Município mantém financiamento firmado. Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, Naasom Luciano (PTB) esclareceu que a licença é um voto de respeito à Casa. “A prefeita não tinha necessidade legal de solicitar a licença, por não exceder o tempo limite de 15 dias afastada. Há de se ressaltar também que toda a viagem será custeada pelo BID”, relatou.

Raul Cassel (PMDB) elogiou a iniciativa da prefeita. “Essa é uma maneira para que o vice-prefeito possa assumir as funções administrativas, sem deixar que as coisas fiquem no aguardo do retorno da prefeita”, destacou. Professor Issur Koch (PP) lembrou que, embora a viagem da chefe do Executivo seja custeada pela instituição financeira, integrantes de sua equipe também a acompanharão, com aporte do poder público. “Pedimos que a Prefeitura tenha sensibilidade e enxugue a comitiva. Também lembramos que os representantes, quando retornarem, podem devolver o que sobrou do valor das diárias”, sugeriu. A presidente Patricia Beck (PPS) fez questão de esclarecer que nenhum vereador comporá a comitiva.