Agentes Comunitários de Saúde cobram regularização de lei de incentivo no município

por Jaime Freitas última modificação 06/06/2017 02h38
05/06/2017 – O presidente do SindiSaúde de Novo Hamburgo e região, Jadir Goularte, e o diretor do sindicato, Ângelo Louzada, ocuparam a tribuna, nesta segunda-feira, 5, para defender a aplicação da Lei 12.994/14, que prevê um incentivo extra ou adicional tanto aos Agentes Comunitários de Saúde quanto aos Agentes de Combate às Endemias vinculados às equipes de Saúde da Família.

Ângelo Louzada falou para um Plenário lotado de agentes de saúde. Segunda aponta, embora a existência do incentivo adicional não seja nenhuma novidade, os agentes de saúde de Novo Hamburgo ainda não o recebem. “As alegações dos gestores para não efetuar o pagamento são das mais diversas. Na verdade, o prefeito que não repassa esse incentivo está praticando um ato descrito como improbidade administrativa.”

A presidente do Legislativo, Patricia Beck (PPS), sugeriu que fosse criada uma comissão especial na Câmara para tratar do tema. O vereadores Enfermeiro Vilmar (PDT), Enio Brizola (PT), Felipe Kuhn Braun (PDT) e Professor Issur Koch (PP) são os componentes da nova comissão. Também será encaminhada uma reunião com o secretário de Saúde, Antônio Fagan, com o Conselho Municipal de Saúde, com o SindiSaúde/NH e representantes do Agentes municipais da Saúde da Família para buscar uma solução para o impasse.

O que diz a Lei 12.994/14

[...]

"Art. 9ºD - É criado incentivo financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

§ 1º - Para fins do disposto no caput deste artigo, é o Poder Executivo federal autorizado a fixar em decreto:

I - parâmetros para concessão do incentivo; e

II - valor mensal do incentivo por ente federativo.

§ 2º - Os parâmetros para concessão do incentivo considerarão, sempre que possível, as peculiaridades do Município.

[...]