Resultado da busca

187 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
TV Câmara - Programa Vitalidade traz esclarecimentos sobre a sífilis congênita
por Tatiane Souza publicado 09/10/2020 — registrado em:
09/10/2020 - A TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, está reprisando o programa que abordou o tema Outubro Verde, campanha dedicada ao combate à sífilis congênita. Dados do boletim epidemiológico de sífilis de 2018 do Ministério da Saúde apontaram aumento no número de casos da doença no Brasil em todos os cenários da infecção. Em 2017, foram notificados 24.666 casos do tipo congênito, uma taxa de incidência de 8,6 casos para cada 1.000 nascidos vivos no país. As regiões sul e sudeste apresentam as maiores taxas, ambas acima da média nacional. A entrevista foi realizada com a médica Maria de Lourdes Pereira Jager, especialista em pediatria e professora do curso de medicina da Universidade Feevale.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara - Programa Vitalidade completa oito anos no ar e traz entrevista sobre a importância do aleitamento materno
por Tatiane Souza publicado 07/08/2020 última modificação 07/08/2020 17h01 — registrado em:
07/08/2020 - Dentro da Campanha Agosto Dourado, comemora-se a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto. Com o lema Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta mais Saudável, a #SMAM2020 tem por objetivo falar sobre os benefícios deste alimento – considerado padrão ouro para as crianças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que os bebês sejam amamentados até os seis meses de idade de forma exclusiva e, após, até os dois anos ou mais. Para falar sobre o assunto, reprisamos na TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, o Vitalidade com a enfermeira Janaína Lima, consultora em aleitamento materno. No dia 6 de agosto, o programa completou oito anos no ar. Nesta quase década, trouxe para a discussão assuntos relevantes sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Um agradecimento especial a todos que fizeram e fazem parte desta história.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara - Psicóloga aborda a saúde mental de crianças, adultos e profissionais da saúde em meio a pandemia
por Tatiane Souza publicado 22/01/2021 última modificação 07/06/2022 13h18 — registrado em: , ,
22/01/2021 - A campanha Janeiro Branco foi tema de conversa com a Coordenadora de Saúde Mental de Dois Irmãos, Luciana Barcellos Fossi, no programa Vitalidade da TV Câmara. Com apresentação de Maíra Kiefer, o bate-papo discutiu os cuidados, os sinais de alerta e o impacto emocional da pandemia durante o ano de 2020, além de trazer dicas para 2021. A conversa foi ao ar dia 19 de janeiro no Canal 16 da Claro/Net e está disponível no Facebook e YouTube da emissora.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara - Rio Grande do Sul é terceiro estado com mais casos de suicídios no Brasil
por Tatiane Souza publicado 04/10/2021 última modificação 04/10/2021 17h58 — registrado em: ,
04/10/2021 - Setembro Amarelo é uma campanha que tem como principal objetivo valorizar a vida e conscientizar sobre o suicídio. No Brasil, em 2020, 12.895 pessoas tiraram a própria vida, com variação de apenas 0,4% em relação a 2019 – os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021. Os estados que apresentaram maior número de mortes foram São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande Sul. Para trazer mais esclarecimentos sobre esses temas, rodeados de tabu, está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também no Youtube da emissora, o programa Vitalidade com o psicólogo Cristian Oliveira.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara - Setembro Vermelho: médico traz esclarecimentos sobre doenças cardiovasculares
por Tatiane Souza publicado 13/09/2021 última modificação 14/09/2021 00h39 — registrado em: ,
13/09/2021 - A campanha #SetembroVermelho e as doenças cardiovasculares são os assuntos do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também pelo YouTube. Você sabia que este ano já morreram mais de 278 mil pessoas no Brasil devido às enfermidades? A informação é da Sociedade Brasileira de Cardiologia. São cerca de 1.100 mortes por dia, 46 por hora, uma a cada 90 segundos. Para trazer mais esclarecimentos sobre o assunto participou do programa o cardiologista Roberto Borges. Ele destacou a importância da detecção precoce e dos bons hábitos alimentares para a saúde do coração.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara - Situação do Município em relação às doenças transmitidas pelo aedes é tema do Vitalidade
por Tatiane Souza publicado 24/06/2019 última modificação 24/06/2019 19h26 — registrado em:
24/06/2019 - A Secretaria Estadual de Saúde registrou até o dia 1º de junho, último boletim divulgado pelo órgão, 2.698 casos suspeitos de dengue. Foram confirmados 903 casos, sendo 806 autóctones (natural do município onde ocorre). Novo Hamburgo está nesta lista. O mosquito aedes aegypti é o responsável pela transmissão da dengue, mas também de outras doenças como Zika, Chikungunya, Febre Amarela e Mayaro. A responsável pelo Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde de Novo Hamburgo, Julyana Sthéfanie de Matos, participou do programa Vitalidade, da TV Câmara, canal 16 da NET, e falou sobre o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), um estudo que mapeia o grau de infestação pelo mosquito. Ela também informou as ações de controle para evitar a proliferação do inseto. Na cidade, os bairros mais infestados são Operário, Pátria Nova e Primavera.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara - Virologista explica os perigos, causas e consequências das variantes do novo Coronavírus
por Tatiane Souza publicado 12/02/2021 — registrado em: ,
12/01/2021 - "A melhor vacina que tem para qualquer pessoa tomar é a que estiver disponível", afirmou o virologista Fernando Spilki em entrevista para o programa Vitalidade da TV Câmara NH. No bate-papo, a jornalista Tatiane Lopes questionou sobre a origem, as diferenças e as consequências das "novas cepas" do coronavírus e perguntou também sobre a estratégia de vacinação, o tempo que levará para chegarmos à chamada "imunidade de rebanho" e se podem haver efeitos adversos. O programa foi ao ar dia 10 de fevereiro no canal 16 da Claro/Net e está disponível no Facebook e YouTube da TV Câmara NH.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara - Voluntário do CVV destaca ações do Setembro Amarelo e alerta para os altos índices de suicídio e mutilações
por Tatiane Souza publicado 27/09/2022 última modificação 27/09/2022 18h11 — registrado em: ,
27/09/2022 - A importância do trabalho pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), os altos índices de suicídios no Rio Grande do Sul e e as ações que norteiam a Campanha Setembro Amarelo foram os assuntos do programa Vitalidade que já está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, e pelo Youtube.com/TVCamaraNH. Voluntário há 20 anos na entidade, Anilton Fernandes é entrevistado pela jornalista Tatiane Lopes e traz relatos sobre a atuação dos voluntários, que atuam 24 horas por dia, sete dias por semana.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Pesquisador traz informações sobre surto de coronavírus
por Tatiane Souza publicado 31/01/2020 última modificação 17/06/2020 19h21 — registrado em: ,
31/01/2020 – Mais uma vez a população mundial fica em alerta para sintomas de uma nova doença, com seus primeiros casos detectados em Wuhan, na China. Transmitida pelo coronavírus, conhecido desde a década de 1960, a enfermidade causa infecção respiratória, com sintomas de febre, tosse seca e falta de ar. Trata-se de uma nova variante, denominada 2019-nCoV. Em casos mais graves, pode provocar pneumonia e até a morte. O Vitalidade trouxe o médico veterinário Fernando Spilki para falar sobre o tema e esclarecer dúvidas a respeito das formas de transmissão e os principais cuidados a serem tomados. Spilki é doutor em Genética e Biologia Molecular, professor da Universidade Feevale e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara – Vitalidade aborda os efeitos do isolamento social na rotina familiar
por Tatiane Souza publicado 15/06/2020 última modificação 15/06/2020 18h58 — registrado em: ,
15/06/2020 – O programa Vitalidade que foi ar ar na semana passada trouxe uma entrevista com a educadora especial e psicopedagoga Tatiana Nesi. Ela trouxe esclarecimentos sobre como manter uma rotina familiar saudável, principalmente, durante a pandemia do coronavírus. A especialista falou sobre questões relacionadas ao desfralde, sono, home-school e aprendizado, teletrabalho, além de dar dicas para que pais e filhos reforcem vínculos por meio do brincar e da leitura. Tatiana é formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em psicopedagogia clínica e institucional e atua na avaliação e intervenção das dificuldades e transtornos de aprendizagem, autismo, assessoria e consultoria online e presencial e assuntos relacionados ao desenvolvimento infantil.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias