Resultado da busca

135 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Procuradoria da Mulher debate Fundo Municipal Pró-Mulher e fortalecimento da Rede Lilás
por Tatiane Souza publicado 16/10/2025 última modificação 16/10/2025 18h31 — registrado em:
16/10/2025 – A Procuradoria Especial da Mulher realizou sua reunião ordinária do mês para discutir temas voltados ao enfrentamento à violência contra a mulher, com destaque para o Fundo Municipal Pró-Mulher e o fortalecimento da Rede Integrada Laço Lilás no município. As vereadoras Professora Luciana Martins (PT) e Daia Hanich (MDB) também convidaram para a audiência pública que será realizada nesta quinta-feira, 16, em parceria com a Codir e a Comissão Externa de Enfrentamento aos Feminicídios no RS, reafirmando o compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento às situações que vulnerabilizam as cidadãs que vivem em Novo Hamburgo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Parceria entre SindiAsseio, Procuradoria da Mulher e Deam reforça combate à discriminação no ambiente laboral
por Tatiane Souza publicado 16/10/2025 última modificação 16/10/2025 15h59 — registrado em: , ,
16/10/2025 - O SindiAsseio Vale dos Sinos, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo e com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), promoveu, na terça-feira, 14, uma conversa com trabalhadoras da Mecânica Bina e da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher realiza reunião com coletivos e movimentos femininos de Novo Hamburgo
por Tatiane Souza publicado 24/09/2025 última modificação 25/09/2025 14h51 — registrado em: , ,
24/09/2025 – A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo realizou, na noite de terça-feira, 23, uma reunião com representantes de diferentes coletivos e movimentos de mulheres da cidade. O encontro foi promovido pela procuradora da Mulher na Casa, vereadora professora Luciana Martins (PT), e contou também com a participação da vereadora Daia Hanich (MDB).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Rede Lilás propõe fundo municipal para promover ações contra violência de gênero
por Daniele Silva publicado 02/09/2025 última modificação 02/09/2025 19h57 — registrado em: , ,
02/09/2025 – Com o objetivo de construir propostas conjuntas para o fortalecimento das ações de combate à violência de gênero, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo realizou uma pesquisa para mapear as entidades que integram a Rede Lilás, identificando suas ações e necessidades no atendimento às vítimas. Os resultados foram apresentados na reunião mensal realizada na última sexta-feira, 29, na sede do Legislativo. No encontro, também foi discutida a criação de um fundo municipal como forma de garantir recursos para políticas públicas de enfrentamento à violência.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher participa de Blitz Lilás na Praça do Imigrante
por Tatiane Souza publicado 14/08/2025 última modificação 14/08/2025 16h44 — registrado em: ,
14/08/2025 – Em um cenário em que o Rio Grande do Sul já registrou mais de 10 mil casos de violência contra mulheres apenas no primeiro semestre de 2025, mas menos de duas mil denúncias formalizadas, Novo Hamburgo uniu forças para reforçar a conscientização e a defesa dos direitos femininos. Na manhã desta quarta-feira, 13, a Praça do Imigrante foi palco da Blitz Lilás, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SDS), em parceria com diversos órgãos e instituições, como a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal. A ação integra a programação do Agosto Lilás, mês dedicado à prevenção e ao combate à violência contra as mulheres e que também marca os 19 anos da Lei Maria da Penha.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Agosto Lilás: Câmara reforça importância da proteção às mulheres
por Tatiane Souza publicado 07/08/2025 última modificação 07/08/2025 18h05 — registrado em: ,
07/08/2025 - O Agosto Lilás é um marco da mobilização nacional pelo fim da violência contra as mulheres, e, neste ano, ganha ainda mais força com a campanha “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, que reforça o papel da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e transformação de vidas. Hoje, 7, a norma completa 19 anos. Reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais avançadas no enfrentamento à violência de gênero, a lei prevê medidas protetivas e mecanismos legais voltados à segurança e dignidade das mulheres.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara sedia exposição fotográfica “Arrancadas de Nós!”
por Daniele Silva publicado 05/08/2025 última modificação 05/08/2025 17h41 — registrado em: ,
05/08/2025 – Para marcar o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra as mulheres, a Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo recebe a exposição fotográfica “Arrancadas de Nós!”. A mostra traz à tona o feminicídio e as histórias de vidas interrompidas, convidando o público à reflexão sobre uma realidade que não pode mais ser ignorada. Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, 36 mulheres foram vítimas de feminicídio no Rio Grande do Sul entre janeiro e junho deste ano.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Articulação por políticas de prevenção e acolhimento marca os preparativos para o Agosto Lilás
por Daniele Silva publicado 25/07/2025 última modificação 25/07/2025 18h15 — registrado em: , ,
25/07/2025 – Para marcar o Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, Novo Hamburgo contará com uma programação especial organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH) e pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara. As iniciativas foram discutidas na reunião mensal da Rede Integrada Laço Lilás, realizada no Legislativo na manhã desta sexta-feira, 25. Durante o encontro, foram também debatidas as principais demandas apresentadas na 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada no último sábado, 19. Outro ponto de pauta foi a previsão orçamentária no Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, que será votado pela Câmara nos dias 4 e 6 de agosto. Um dos objetivos é assegurar investimentos para a retomada de um espaço exclusivo de acolhimento às vítimas de violência, além de fortalecer políticas públicas de prevenção. De acordo com o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, ao menos quatro mulheres foram vítimas de feminicídio por dia no Brasil em 2024.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Com ampla participação, Rede Lilás reforça ações de proteção às mulheres
por Tatiane Souza publicado 01/07/2025 — registrado em: , , ,
30/06/2025 – Com casa cheia e participação de diversas entidades, a reunião mensal da Rede Integrada Lilás foi realizada na manhã da última sexta-feira, 27, na Câmara de Novo Hamburgo. Sob a condução das vereadoras Professora Luciana Martins (PT), que lidera a Procuradoria Especial da Mulher, junto as vereadoras Daia Hanisch (MDB) e Deza Guerreiro (PP), o encontro debateu políticas públicas de proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres. Segundo o Observatório Estadual da Segurança Pública, somente nos três primeiros meses de 2025, o Rio Grande do Sul registrou uma tentativa ou um feminicídio consumado a cada 6 horas.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
TV Câmara - Por Elas reforça a luta contra o abuso e à exploração sexual infantojuvenil
por Tatiane Souza publicado 04/06/2025 última modificação 04/06/2025 16h27 — registrado em: ,
03/06/2025 - No mês de conscientização sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o programa Por Elas convida Aline Gabriele Favero Hennemann e Felipe Ventre, conselheiros tutelares de Novo Hamburgo, e o vereador Eliton Ávila, que integra a Comissão Especial de Combate à Pedofilia e à Violência Infantojuvenil, para debater o assunto. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada hora, quatro crianças são abusadas no Brasil. Estima-se que, todos os anos, cerca de 500 mil crianças e adolescentes sejam explorados sexualmente no país. E mais grave: apenas 7,5% desses casos chegam a ser denunciados às autoridades, ou seja, os números reais são ainda maiores. Além disso, aproximadamente 51% das vítimas têm entre 1 e 5 anos de idade.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias