Memorial Leopoldo Petry
Uma série de fotografias históricas de Novo Hamburgo fazem parte dos itens disponíveis no Memorial Leopoldo Petry, no segundo andar do prédio da Câmara (Rua Almirante Barroso, 261). O espaço foi inaugurado no dia 29 de novembro com a presença de familiares do primeiro prefeito eleito de Novo Hamburgo, que também teve sua trajetória ligada à pesquisa histórica.
A coleção pública conta com informativos, equipamentos utilizados ao longo dos anos na Casa legislativa, obras, a urna secreta de votações, entre outras peças. A ideia, segundo o presidente Felipe Kuhn Braun (PDT), responsável pela iniciativa, é ampliar ao longo do tempo a gama de materiais, objetos e fotografias. As milhares de imagens digitais que estarão ao acesso do grande público integram o acervo pessoal do parlamentar, que se dedica há vários anos ao resgate da memória, especialmente dos registros referentes à imigração alemã.
Para organizar e catalogar, especialmente os projetos de lei antigos e suas justificativas, será feita parceria com a equipe de servidores do Arquivo Público e Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente, esse material se encontra no arquivo morto da Câmara. As tratativas foram debatidas em reunião realizada em outubro com a presença do arquivista Uriel Battisti e do historiador Paulo Daniel Spolier. Esses itens só deverão estar acessíveis à população em uma segunda etapa, possivelmente em meados de 2019.
O Memorial Leopoldo Petry é um braço da Escola do Legislativo, cuja direção está a cargo da servidora Maria Carolina Hagen Seitenfus. A história institucional da Casa Legislativa não ficará restrita ao espaço, pois toda a sede da Câmara abriga objetos e documentos que ajudam a contar um pouco das propostas que mudaram os rumos da cidade. Estuda-se projeto que inclua o Parlamento em um roteiro de resgate à memória hamburguense, que poderá abranger o Arquivo Histórico, que será transferido no próximo ano para um espaço anexo da Biblioteca Municipal Machado de Assis.