23/05/2019 - Vereador Nor Boeno visita os bairros Canudos e São José junto ao secretário de Obras

por Jaime Freitas última modificação 23/05/2019 17h45
23/05/2019 -  Vereador Nor Boeno visita os bairros Canudos e São José junto ao secretário de Obras

Foto: Patrícia Pedrozo/CMNH

Comprometido em fazer a mediação entre a comunidade e o Poder Executivo, o vereador Nor Boeno (PT), acompanhado do secretário de Obras Raizer Ferreira, esteve em diferentes localidades do bairro São José e Canudos nesta terça-feira, 21 de maio.

Primeiramente, duas visitas foram feitas no bairro São José. Uma delas na rua Jacob Gerhardt, onde os moradores reivindicam patrolamento e colocação de boca de lobo, especificamente para a água da chuva.

Conforme argumentado pelo morador Rafael N. de Oliveira, a colocação de um bueiro auxiliaria na manutenção da via. “A água da chuva desce morro abaixo e leva o material junto. Isso deixa a rua intransitável”, expôs o morador. Em resposta, Raizer Ferreira comprometeu-se em fazer o patrolamento da via na próxima semana.

O vereador e o secretário também estiveram na rua Pedras Claras e Das Fontes, onde também será feito o patrolamento. Após, dirigiram-se para o bairro Canudos, onde mais três endereços foram visitados.

 

Visitas no bairro Canudos

Na rua Amálie Thon, o vereador e o secretário conversaram com a moradora Mara Bosi sobre o terreno baldio situado em frente a sua residência e ao lado do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig.

Mara solicitou ao titular da Pasta que esse ponto de referência em despejo irregular de lixo seja utilizado em prol da comunidade. “Se vocês colocarem o meio-fio, que foi arrancado pela retroescavadeira ao retirar os lixos, nos prontificamos a plantar grama, cuidar, etc”, apresentou a condição. Responsabilizando-se, o secretário propôs o plantio de mudas no espaço em parceria com o Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) - a fim de acabar com o depósito de lixo no espaço.

 

Horta Comunitária

Uma horta comunitária foi sugerida pelos moradores ao secretário de Obras, atrás da praça localizada na rua Sevilha, na Vila Iguaçu. O intuito também é acabar com o depósito irregular de lixo.

De acordo com o morador Vilmar Alves de Souza, que reside próximo à praça, para acabar com o depósito de lixo, queimadas são feitas por pessoas da localidade, deixando-o preocupado. “Como o lixo fica nos fundos da minha casa, fico com medo”, relatou. “A primeira residência a ser atingida pelo fogo pode ser a minha, caso as chamas aumentem”, expôs. Para o secretário, a maneira mais eficaz de acabar com o depósito irregular de lixo é plantando mudas. “Isso já estamos fazendo em diferentes bairros da cidade, inclusive em parceria com moradores que possuem câmeras de vigilância”, informou Raizer ao destacar a importância das câmeras no monitoramento dos espaços.

 

Reunião com moradores em Canudos

A última atividade feita pelo vereador na presença do secretário foi na rua Odon Cavalcante, na Vila Iguaçu, onde em torno de 15 moradores reuniram-se para ouvir as justificativas do representante do Poder Executivo a cerca das últimas enchentes, especificamente a do dia 9 de março, e reivindicar soluções.

Segundo Raizer, aproximadamente, 50 pontos em Novo Hamburgo, que nunca haviam sigo alvo dos altos níveis de precipitação, foram afetados. “Por mais desassoreado que estivesse o Arroio Pampa, mesmo assim, o arroio não daria conta de tanta água em tão pouco tempo”, expôs o secretário ao referir-se às precipitações de 120 mm e, em alguns pontos, 180 mm. Conforme relatado pelos moradores, em algumas residências, a água chegou a um metro de altura.

Após ouvir comunidade presente, o titular da Pasta de Obras comprometeu-se em desassorear o Arroio Pampa em pontos estratégicos. "Às vezes, desassoreamos uma parte desnecessária, quando, na verdade, é outro trecho que está impedindo o fluxo da água", explicou na reunião realizada na casa do morador Gilmar Silva.

* Texto de Patrícia Pedrozo, estudante de Jornalismo e assessora voluntária do gabinete do vereador Nor Boeno.

registrado em: