22/10/2021 - Serjão propõe semáforos com sinal amarelo piscante durante a madrugada

por Maíra Kiefer última modificação 26/10/2021 15h18
22/10/2021 - Serjão propõe semáforos com sinal amarelo piscante durante a madrugada

Crédito: Daniele Souza/CMNH

Das 23h às 5h, os semáforos em Novo Hamburgo poderão ser configurados em sistema de alerta, com sinal amarelo piscante, excetuando aqueles posicionados em locais cujo fluxo de veículos e pedestres justifique o funcionamento padrão. Essa é a proposta do vereador Sergio Hanich – Serjão (MDB), apresentada por meio do Projeto de Lei nº 85/2021, que começou a tramitar na sessão plenária do dia 18. Lida no Expediente, a matéria segue para receber o parecer da Procuradoria-geral e na sequência ser analisada pelas comissões permanentes.

O parlamentar acredita que em diversas vias, com o horário estabelecido e o tráfego menos intenso, será relativamente simples controlar a velocidade do veículo, visando a preservação da vida. “É imprescindível no trânsito, para o bem de todos, que cada um assuma sua parcela de responsabilidade para a garantia do direito coletivo. Ignorar a sinalização é extremamente perigoso e significa multa pesada no bolso do cidadão, porém, cuidar da sua própria segurança, poderá ser uma conduta necessária à sobrevivência. O que não significa absolutamente que devemos aceitar comportamentos imprudentes, inseguros e que coloquem em risco a vida de outras pessoas”, esclareceu o proponente.

As exceções sugeridas pelo parlamentar no horário que compreende a madrugada deverão ser baseadas em decisão fundamentada da autoridade de trânsito competente.


* Texto enviado pela assessoria do vereador Sergio Hanich - Serjão.