08/08/2018 - Fernando Lourenço apresenta seu projeto Vizinho Solidário

por giovani-gafforelli — última modificação 08/08/2018 16h42
08/08/2018 - Fernando Lourenço apresenta seu projeto Vizinho Solidário

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

O vereador Fernando Lourenço vai apresentar na sessão desta quarta-feira, 08, seu projeto de lei que instituí o projeto “Vizinho Solidário”, no Município de Novo Hamburgo. O projeto visa à criação de redes sociais entre vizinhos que cooperem mutuamente para vigilância do bairro. Ele consiste nos vizinhos se comunicarem entre si e se avisarem caso algo suspeito ocorra na casa do outro.

É necessário que os participantes tenham o contato dos vizinhos, para realização do projeto. O grupo deverá se reunir e determinar a identificação dos participantes através de banners, adesivos, ou placa “VIZINHO SOLIDÁRIO” fixada em local visível em sua residência.

O projeto justifica-se na necessidade de mudança na mentalidade da população, para que as pessoas não aceitem passivamente a violência, e lutem contra ela. É preciso restaurar valores éticos e morais, a preservação da dignidade humana, e também que os cidadãos se unam em prol de um mesmo objetivo.

Na busca pela construção de uma nova consciência é preciso dar ênfase a responsabilidade da sociedade pela segurança pública. Observando o trabalho dos conselhos comunitários, verifica-se a real possibilidade de discussão entre a comunidade e os agentes de segurança, sobre problemas locais. 

É uma atividade que viabiliza a mediação de conflitos, a proposta de soluções por quem mais conhece as dificuldades diárias, o monitoramento das atividades policiais, bem como a elaboração conjunta da politica de segurança e de prevenção do crime.

De conhecimento do Vereador Fernando Lourenço, de que não existem fórmulas milagrosas para combater os problemas sociais, pretende-se, contribuir para uma melhoria na segurança dos cidadãos na tentativa de resgatar valores de convivência pacifica e harmoniosa entre as pessoas.

O projeto busca fortalecer a atuação integrada entre Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil com a comunidade e grupos de moradores para amenizar a sensação de insegurança em nosso município.