31/05/2019 - Fernando Lourenço protocola projeto de lei sobre doação de sangue

por Tatiane Souza última modificação 31/05/2019 19h04
31/05/2019 - Fernando Lourenço protocola projeto de lei sobre doação de sangue

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O Projeto de Lei número 38/2019, de autoria do vereador Fernando Lourenço (SD), foi lido no expediente da última segunda-feira, 27. A proposta acrescenta um inciso à Lei nº 1.110/2004, que incentiva a doação de órgãos e sangue, para instituir e manter o Programa de Doação de Sangue através de coleta móvel itinerante. A iniciativa visa a combater a falta de doadores contínuos e o déficit de estoques de bolsa de sangue no Hemovida, o banco de sangue de Novo Hamburgo, possibilitando que os cidadãos que gostariam de contribuir, mas que, por exemplo, não conseguem se deslocar ao local, possam realizar o donativo

Serão disponibilizados, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, veículos adaptados contando com profissionais capacitados que transitarão pela cidade levando o serviço para próximo da população. “Com esse programa, conseguiremos atingir todos os bairros do Município, possibilitando que um maior número de pessoas realizem doações. Logo, esperamos aumentar o estoque do banco de sangue do Hemovida e mantê-lo com alto abastecimento”, pontuou Fernando.

Se aprovado pelos parlamentares nas duas votações, será encaminhado para sanção do Executivo. A Lei entra em vigor 120 dias a partir do momento de sua publicação.

* Texto de Rodrigo Pereira, estagiário de Jornalismo do gabinete do vereador Fernando Lourenço.