30/11/2020 - Vereador Nor Boeno solicita instalação de lixeiras em dois pontos estratégicos de Canudos

por Maíra Kiefer última modificação 30/11/2020 17h17

A pedido de moradores, na última semana de novembro, o vereador Nor Boeno (PTB) solicitou à Prefeitura de Novo Hamburgo instalação de dois coletores de resíduos comunitários (lixeira) em Canudos.

Por meio do Protocolo n° 738870, o edil pediu a colocação na rua Joaquim Gonçalves Ledo, em frente ao número 65. Já por meio do Protocolo n° 738872, o parlamentar reivindicou a instalação na Avenida Alcântara, nº 4300.

Conforme Nor Boeno, a colocação das lixeiras onde há terrenos vazios é uma estratégia que traz economia aos cofres públicos. "Em Canudos, especificamente na Avenida Alcântara, há muito descarte irregular de lixo em áreas que não são próprias para isso. Então, com a instalação dessas estruturas, impedimos que novos pontos de despejo irregular se formem", argumenta o vereador. "E, consequentemente, temos uma diminuição no gasto com o recolhimento de grandes quantidades de lixo", defende.

Para o parlamentar, a colocação de coletores de resíduos comunitários tem um excelente custo-benefício. "Com a lixeira na Alcântara, por exemplo, evitamos que lixos depositados na beira do Arroio Pampa caiam nas águas em dia de chuva forte, mantemos o trecho visualmente apresentável e ainda contribuímos com a saúde de moradores da localidade visto que evitaremos a proliferação de roedores", enfatiza Nor Boeno.

Lixeira na Joaquim Gonçalves Ledo

O vereador explica que mesmo que não tenha espaços vazios, como terrenos baldios ou espaços públicos sem ocupação, um coletor é importante nesta via. "A instalação da lixeira em frente ao número 65 facilita o trabalho dos coletores de lixo, afinal o resíduo doméstico de várias residências estará no mesmo ponto, dentro do coletor, protegendo, até mesmo, dos animais domésticos que rasgam as sacolas à procura de comida", destaca o vereador.

Para Nor Boeno, não só nesses trechos, mas é necessário a instalação de outros coletores em pontos estratégicos da cidade a fim de evitar o descarte irregular de lixo. "Até porque, são poucas pessoas que descartam em ecopontos. Alguns nem sabem da existência dele", relata. "Facilita pra todos: para população e para o Poder Executivo. Todos saem ganhando, afinal fica mais fácil o descarte feito pelo cidadão e o recolhimento feito pela Prefeitura", finaliza o vereador.  

* Texto de Patrícia Pedrozo, estudante de Jornalismo e assessora parlamentar no gabinete do vereador Nor Boeno.