30/09/2021 - Serjão propõe Dia Municipal da Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural

por Maíra Kiefer última modificação 05/10/2021 18h24
30/09/2021 - Serjão propõe Dia Municipal da Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

O vereador Sergio Hanich – Serjão (MDB) protocolou nesta semana o Projeto de Lei nº 83/2021, que institui no calendário oficial o Dia Municipal da Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo. A intenção é celebrar e valorizar a memória, a produção artística e a herança arquitetônica da cidade, assim como estimular ações para difusão de temas relacionados. A data escolhida é 8 de outubro, nascimento do artista plástico Ernesto Frederico Scheffel.

Para Serjão, o pintor e escultor teve papel determinante para preservação da produção cultural da cidade, pois dificilmente se teria em Hamburgo Velho um centro histórico tombado sem o envolvimento e compromisso de Scheffel com a causa. “Nada mais justo que prestar essa homenagem reverenciando a data de aniversário desse artista que continua, através do seu legado, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico e cultural de Novo Hamburgo”, conclui o parlamentar.

No dia 28, data do protocolo, o parlamentar reuniu-se com Ângelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel, em seu gabinete no Legislativo hamburguense. Durante o encontro, Ângelo exaltou a iniciativa e garantiu estar presente na sessão plenária na qual a matéria será apreciada. No centro cultural, estão em exposição permanente 385 obras do artista plástico, natural de Campo Bom e que em 2004 recebeu o título de cidadão hamburguense.

 

*Texto enviado pelo gabinete do vereador Sergio Hanich - Serjão.