27/10/2022 - Vereador Brizola pede que Prefeitura estabeleça passe livre no 2º turno das eleições

por Luís Francisco Caselani última modificação 27/10/2022 17h02
27/10/2022 - Vereador Brizola pede que Prefeitura estabeleça passe livre no 2º turno das eleições

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Aprovado na sessão da Câmara desta quarta-feira, 26, o Requerimento nº 1.671/2022, de autoria do vereador Enio Brizola (PT), solicita que o Executivo municipal estabeleça transporte público gratuito no próximo domingo, 30. O pedido busca garantir maior participação da população hamburguense no segundo turno das eleições.

“Precisamos ampliar as possibilidades do povo comparecer neste momento tão decisivo para o futuro do nosso país. Assim como as cidades vizinhas à nossa, também devemos dar esse exemplo e permitir que as pessoas mais pobres participem da democracia”, salienta Enio Brizola.

De acordo com o vereador, o pedido segue autorização concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que orienta os municípios a oferecerem transporte coletivo gratuito no dia das eleições. “O STF autorizou os municípios a decretarem o passe livre, sem risco de serem autuados por improbidade administrativa ou crime eleitoral. Diversas cidades da região irão oferecer transporte gratuito no domingo, como nossas vizinhas São Leopoldo e Campo Bom”, pontua Brizola.

O parlamentar teve o apoio dos vereadores Lourdes Valim (Republicanos), Raizer Ferreira e Semilda – Tita (ambos do PSDB), que assinaram junto o requerimento. “Peço que a prefeita tenha sensibilidade e decrete o passe livre. Oferecer meios para que a nossa população possa participar do processo democrático das eleições é garantir a cidadania do nosso povo”, conclui o vereador Enio Brizola.

* Texto de Patrícia Wisnieski, estagiária de Jornalismo no gabinete do vereador Enio Brizola.

registrado em: