25/11/2019 - Vereador Nor Boeno recebe queixa acerca de esgoto a céu aberto ao dialogar com moradores da Marisol

por Tatiane Souza última modificação 26/11/2019 12h10
25/11/2019 - Vereador Nor Boeno recebe queixa acerca de esgoto a céu aberto ao dialogar com moradores da Marisol

Foto: Patrícia Pedrozo/CMNH

O vereador Nor Boeno (PT) esteve na rua Octávio Oscar Bender, Marisol, no bairro Canudos, na tarde de terça-feira, 19, quando conversou com a moradora Neli Oliveira Nunes. A queixa da moradora é acerca do odor de esgoto onde mora. Isso porque em frente a sua residência, 103, há uma vala onde, segundo ela, o esgoto cloacal é depositado diretamente.

Próximo a esse trecho, coberto por mato, fica a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Morada dos Eucaliptos, onde é feito o tratamento do esgoto antes do despejo em córregos. "Nós (moradores) medimos esse valo. Oitenta metros de cano resolveria o problema", destacou Neli ao conversar com o vereador. "Se o responsável não fizer nada, vamos comprar os canos e fazer a canalização", enfatizou a moradora.

Conforme Neli, o material despejado traz uma sensação de mal-estar. "Ficamos sufocados dentro de casa por causa do cheiro", queixou-se.

Preocupado com a qualidade de vida da comunidade local e com o meio ambiente, o vereador Nor Boeno comprometeu-se a levar o relato dos moradores ao responsável pelo serviço, a fim de obter esclarecimentos sobre o fato e, consequentemente, resolver o problema. Além disso, o parlamentar protocolou, na Câmara, o Pedido de Providências n° 4.954/2019 para ser encaminhado à Prefeitura de Novo Hamburgo. Por meio dele, o edil solicita extensão de rede de esgoto, com urgência, na rua Octávio Oscar Bender, 119, no bairro Canudos. 

* Texto de Patrícia Pedrozo, estudante de Jornalismo e assessora voluntária do gabinete do vereador Nor Boeno. 
registrado em: