21/09/2022 - Vereador Raizer busca informações sobre a regularização fundiária de três localidades hamburguenses

por Daniele Silva última modificação 21/09/2022 17h51
21/09/2022 - Vereador Raizer busca informações sobre a regularização fundiária de três localidades hamburguenses

Foto: Bruna Bernardo

Após ser questionado pela comunidade, o vereador Raizer Ferreira (PSDB) participou de reunião com a secretária Roberta Gomes e integrantes da equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), na última sexta-feira, 16, para buscar informações sobre o andamento da regularização fundiária da Vila Palmeira (bairro Santo Afonso), da Morada dos Eucaliptos (bairro Canudos) e da Redentora (bairro São José).

Segundo o parlamentar, muitos moradores estão com dúvidas quanto ao andamento do processo. "Alguns acham até que suas casas serão tomadas, por isso a necessidade desse diálogo. Sei o quanto a secretaria tem trabalhado nesta pauta e estou aqui para colaborar com a divulgação das informações corretas", afirmou o vereador.

O corpo técnico da pasta afirma que atualmente 147 famílias da Vila Palmeira estão no aluguel social e que, no geral, há pouca aderência à regularização por parte da comunidade. "Estamos divulgando esse projeto nos postos de saúde dos bairros e até mesmo passamos com carro de som. Os cadastros estão acontecendo desde janeiro, mas precisamos que a comunidade entenda o quanto esse processo burocrático é necessário para a melhoria de vida da cidade como um todo", alertou a secretária, que informou também que os terrenos dos lotes já foram sorteados. "Estamos definindo com quem fica com cada espaço. Agora lutamos para conseguir recursos federais que auxiliem no 'kit casa'. Eu pessoalmente já fui duas vezes até Brasília com a prefeita Fátima para tratar desse assunto", afirmou.

Quanto à Morada dos Eucaliptos, as famílias estão sendo chamadas para renegociarem, conforme a renda e com prestações pequenas, os contratos de regularização assinados há 10 anos. "O contrato antigo mencionava a posse do imóvel em caso de inadimplência, mas não é verdade que estamos fazendo isso. Estamos apresentando uma oportunidade para quitarem suas dívidas."

Sobre a Redentora, a reurbanização social foi encaminhada há um ano e meio e o levantamento da topografia e a documentação das famílias estão prontos. "Nas próximas semanas os moradores serão convocados para uma reunião, na qual apontaremos os ajustes finais. Apesar de ser um processo burocrático lento, estamos na reta final", afirmou a secretária.

Para dúvidas, a população pode entrar em contato com Seduh pelo telefone 51 3097-9480. O atendimento ocorre também presencialmente, na rua David Canabarro, 20, bairro Centro, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

*Texto elaborado por Bruna Bernardo, assessora do gabinete de Raizer Ferreira.