21/07/2021 - Audiência pública coloca o cicloturismo e seus avanços em pauta

por Daniele Silva última modificação 21/07/2021 23h20
21/07/2021 - Audiência pública coloca o cicloturismo e seus avanços em pauta

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

O vereador Gustavo Finck (PP), junto a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia- COEDU, promovem aaudiência pública para debater o cicloturismo e seus avanços em Novo Hamburgo, no dia 19 de agosto, às 19 horas, quando se comemora o Dia Nacional do Ciclista.


A audiência terá como objetivo o fomento ao cicloturismo, com a criação de relatório das reais necessidades para o desenvolvimento do ciclismo com segurança, debater a segurança no trânsito voltadas aos ciclistas, sinalização adequada, uso de ciclofaixas, manutenção e ligação das rotas das ciclovias e criação de bicicletários em órgãos públicos e privados. A atividade contará com a participação da comunidade e de setores envolvidos para debater o tema.


O vereador também é autor do Projeto de Lei nº 50/2021, que aborda a mesma temática, inserindo a “Semana Municipal do Ciclista” e o “Dia do Passeio Ciclístico” no Calendário Oficial de Eventos do Município. O objetivo é difundir o uso da bicicleta na prática de exercício físico, como meio alternativo de transporte e na prática de atividades de lazer, promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida, buscar possíveis soluções para a viabilização de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo assim, melhorias para o trânsito e desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres.


O projeto de lei faz parte de um conjunto de ações do parlamentar, focadas na segurança no trânsito voltadas aos ciclistas, sinalização adequada, uso de ciclofaixas e fomento ao cicloturismo. A Semana será comemorada em agosto, quando é celebrado, no dia 19, o Dia do Ciclista. “Novo Hamburgo tem um potencial incrível para fomentar o cicloturismo, com o devido incentivo e a manutenção das vias. Esta audiência pública é um passo importante para alavancar o turismo e o esporte em nossa cidade”, destaca o vereador.

Texto elaborado pela assessoria de gabinete do vereador.