20/07/2021 - Gustavo Finck convida a Asbem para reunião na Comissão de Direitos Humanos

por Maíra Kiefer última modificação 20/07/2021 21h47
20/07/2021 - Gustavo Finck convida a Asbem para reunião na Comissão de Direitos Humanos

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Na tarde desta segunda-feira, 19 através de convite do vereador Gustavo Finck (PP), estiveram na reunião da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir), a Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem), representada por sua gerente administrativa-financeira, Rosmarie Matte, e a profissional do apoio pedagógico e projetos, Daniela Sperb.

A Asbem foi convidada a explanar sobre as atividades desenvolvidas e as metas de atendimento referente ao Programa de Aprendizagem Comercial. A Asbem completa 45 anos de trajetória no município e desde 1995 desenvolve ações direcionadas a inserção produtiva e mundo do trabalho, por meio do seu principal programa o Centro de Iniciação Profissional.

Atualmente, o curso oferecido pela asBem é o de Aprendizagem Comercial em Comércio e Serviços, que corresponde a carga horária de 800h, sendo 400h teóricas e 400h práticas, o jovem aprendiz permanece vinculado à asBem pelo período de dez meses e durante este período ele recebe uma remuneração mensal e benefícios trabalhistas. Cabe destacar que o poder público investe em média R$ 272,00 por jovem e em contrapartida, a empresa remunera R$ 870,00 para cada aprendiz.

A Associação está vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e por meio do programa de aprendizagem atende inúmeros adolescentes e jovens encaminhados pela Rede de Atendimento Socioassistencial. Entretanto, desde 2017, percebe-se uma redução gradativa de metas além da falta de reajuste. Atualmente são 30 jovens atendidos por esta parceria, sem perspectiva de continuidade ou ampliação das metas. o atual convênio está pactuado para até 31 de dezembro.

O cenário é de incertezas para o próximo ano. Além da parceira com a SDS, a Asbem consolidou desde 2018 um trabalho de formação laboral junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP). Atualmente, o projeto contemplará 70 jovens no Curso de Aprendizagem Comercial, mas recai uma preocupação com a continuidade para o ano de 2022.

“O trabalho da Asbem é fundamental para os jovens que buscam a qualificação para o trabalho. Atualmente, são cerca de 500 jovens que buscam ser atendidos, precisamos lutar pela não precarização do terceiro setor em nossa cidade, pois com a inserção no mercado de trabalho, os jovens conseguem alcançar o objetivo de gerar renda, ao mesmo tempo em que obtém uma formação profissional”, destaca o vereador.