19/07/2022 - Estudantes acionam vereador Raizer em busca de acessibilidade na EMEB Martha Wartenberg

por Tatiane Souza última modificação 19/07/2022 19h28
19/07/2022 - Estudantes acionam vereador Raizer em busca de acessibilidade na EMEB Martha Wartenberg

Foto: Bruna Bernardo/Gabinete Raizer Ferreira

Após ser chamado por alunos da EMEB Martha Wartenberg, o vereador Raizer Ferreira (PSDB) visitou a escola do bairro Canudos a fim de registrar as demandas de acessibilidade apontadas pelos próprios estudantes. Os alunos Bryan, Maria Eduarda, Isaac e Karol, ambos do 9º ano, tiveram a iniciativa de solicitar ajuda do Poder Legislativo após iniciarem um projeto de pesquisa sobre os desafios de pessoas com mobilidade reduzida. O trabalho será apresentado em agosto na feira de ciências da escola.

Tornar o educandário mais acessível é um dos objetivos do grupo com o trabalho. "Nós estávamos reunidos na casa do colega e eu dei a ideia de chamar um vereador para nos ajudar nesse ponto. Conversamos com a diretora e ela achou muito boa a nossa sugestão, mas disse que a escola não tem o financeiro para realizar essas obras (de acessibilidade)", relatou o estudante Bryan, de 14 anos.

Além dos degraus que impossibilitam o trânsito de cadeiras de rodas, diversas outras adaptações necessárias foram apontadas pelos estudantes, principalmente na rampa de acesso para o segundo pavimento. "É muito bom ver a gurizada buscando seus direitos, exercendo a cidadania desde cedo. Mesmo que nenhum deles (do grupo) sejam PCDs, eles querem isso para os colegas que precisam e para quem mais precisar no futuro", destacou Raizer.

As demandas serão solicitadas à Prefeitura por meio de requerimento e, caso não sejam atendidas após os trâmites regimentais, emendas parlamentares serão encaminhadas à escola em 2023, conforme comprometimento do parlamentar.

Texto: Bruna Bernardo, assessora parlamentar do vereador Raizer Ferreira e estudante de Jornalismo

registrado em: