18/06/2020 - Raul Cassel pede identificação de monumento na Praça da Bandeira

por Luís Francisco Caselani última modificação 18/06/2020 20h47
18/06/2020 - Raul Cassel pede identificação de monumento na Praça da Bandeira

Fotos: César Weiler/CMNH

O monumento em homenagem à Força Expedicionária Brasileira (FEB) e em memória ao major Benno Armindo Schirmer está sem a devida identificação. O monumento fica na Praça da Bandeira, localizada em frente à Câmara de Vereadores e à Biblioteca Municipal, no Centro da cidade. Para resolver a situação, o vereador Raul Cassel (MDB) encaminhou na tarde desta quarta-feira, 17, o Pedido de Providências nº 1.942/2020.

O monumento foi inaugurado no dia 8 de maio de 1967, mas, há algum tempo, não conta mais com as três placas que identificavam a homenagem. A solicitação reacende a importância das lembranças que estão em solo hamburguense. A matéria que solicita a resolução do problema deve ser lida na sessão da Câmara na próxima semana.

Quem foi major Benno Schirmer?

Natural de Cachoeira do Sul, Benno nasceu no dia 14 de maio de 1923 e prestou serviço militar em Santo Ângelo a partir de 1942. Em seguida, já como sargento, foi voluntário na FEB.

Membro da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Novo Hamburgo, residiu no município a partir de 1962, quando foi nomeado delegado do serviço militar pelo Exército. Em 1966, foi promovido duas vezes, uma para capitão e, em seguida, para o posto de major.

* Texto de César Weiler, estagiário de Jornalismo do gabinete do vereador Raul Cassel.

registrado em: