17/02/2022 - Conheça a Mulher Cidadã homenageada pelo vereador Brizola em 2022

por Jaime Freitas última modificação 17/02/2022 19h32
17/02/2022 - Conheça a Mulher Cidadã homenageada pelo vereador Brizola em 2022

Foto: Edison Kovalski/Gabinete Enio Brizola

Assistente social, moradora do bairro Rondônia, Graziela Pruch Gonçalves, 40 anos, foi nomeada pelo vereador Enio Brizola (PT) para ser homenageada como Mulher Cidadã de Novo Hamburgo em 2022.

Graziela é fundadora do Movimento Acolha Penélope, que busca ajudar mulheres, crianças e famílias vítimas de violência sexual. Ela vivenciou essa triste realidade com sua filha, vítima de abusos dos 12 aos 13 anos de idade. Quando a mãe soube da violência, de imediato tomou todas as medidas legais, no entanto, a jovem faleceu em um acidente de trânsito sem conseguir o atendimento nos serviços especializados. Foram sete meses de espera antes da tragédia.

“Essa mulher transformou o luto de uma mãe em coragem para lutar por outras crianças e mulheres que sofrem violência sexual. Não é fácil ter essa força e determinação depois de tudo que ela passou, mesmo assim, ela vem desenvolvendo um trabalho essencial que deve ser reconhecido", pontua o vereador Enio Brizola.

Denunciando as necessidades de acolhimento e atendimento que o município deve oferecer, de forma imediata após a denúncia para todos e todas, o Movimento Acolha Penélope informa quanto às medidas legais que devem ser seguidas em casos de violência sexual. Além disso, orienta sobre os cuidados e observações aos indícios de violação sexual no núcleo familiar. “Nosso maior objetivo é o engajamento voltado para a proteção das vítimas, fazendo do nosso luto uma luta”, destaca a homenageada.

Brizola reforça que projetos como estes fazem a diferença no combate à violência contra mulheres e vulneráveis. “Forças, Graziela, para seguir lutando pelas crianças, meninas e mulheres da nossa cidade”, deseja o vereador.

Texto de Patrícia Wisnieski, estagiária de jornalismo no Gabinete do vereador Enio Brizola.

registrado em: