17/01/2022 - Vereador Enio Brizola pede resposta para recorrente falta de água na região Oeste

por Daniele Silva última modificação 17/01/2022 21h10
17/01/2022 - Vereador Enio Brizola pede resposta para recorrente falta de água na região Oeste

Foto: Edison Kovalski

Buscando informações sobre a recorrente falta de água nos bairros Primavera, Petrópolis e Boa Saúde, o vereador Enio Brizola (PT) esteve em reunião com a diretora-geral da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Andrea Braun, nesta sexta-feira, 14 de janeiro. Além de dialogar sobre as possibilidades para resolver o problema, a conversa abordou a situação de estiagem no Estado, o baixo nível do Rio dos Sinos e as perspectivas do serviço sobre o racionamento da água na cidade.

Infelizmente, essa constante falta de água na região oeste de Novo Hamburgo já é uma realidade vivenciada por nós, moradores, há muitos anos. A conversa com a diretora da Comusa nos oportunizou conhecer a causa e a viabilidade de acabar com o problema”, comentou o vereador.

Segundo Andrea Braun, a falta de abastecimento na região é resultado da tubulação antiga que repetidamente se rompe no bairro Primavera. Brizola fez então o apelo para que a Comusa atualize a rede através de um contrato emergencial, substituindo a atual tubulação de fibrocimento para a de polietileno de alta densidade (PEAD), utilizada em mais de 50% da cidade.

A instituição se comprometeu em analisar as possibilidades de enquadramento necessário para justificar uma contratação emergencial. Ainda tem muito caminho pela frente até isso acontecer, mas a resposta positiva nos indica que há chance de solução”, destaca Brizola.

Em relação à situação de estiagem e do baixo nível do Rio dos Sinos, Andrea explicou que a Comusa está intensificando ações de conscientização contra o desperdício, a fim de evitar o racionamento de água. “A campanha #FechaPraPreservar será retomada no município na semana que vem, mas o alerta é para não desperdiçar e economizar o que for possível”, conclui o vereador.

Texto elaborado por Patrícia Wisnieski, estagiária de Jornalismo no gabinete do vereador Enio Brizola.