16/08/2021 - Audiência pública debate o cicloturismo e seus avanços em Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 16/08/2021 17h28

Na data em que se comemora o Dia Nacional do Ciclista, 19 de agosto, a Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo realizará, por meio da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu), a audiência pública “O cicloturismo e seus avanços em Novo Hamburgo”.

Serão debatidos temas como: fomento ao cicloturismo, com a criação de relatório das necessidades para o desenvolvimento do ciclismo com segurança; segurança no trânsito voltadas aos ciclistas; sinalização adequada; uso de ciclofaixas; manutenção e ligação das rotas das ciclovias e criação de bicicletários em órgãos públicos e privados.

A audiência contará com a participação da comunidade e de setores envolvidos. O público presente no Legislativo hamburguense é limitado a vinte pessoas e a inscrição deverá ser realizada pelo WhastApp (51) 99547.2940. O debate será transmitido pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo Youtube da emissora legislativa, com início às 19 horas.

O vereador Gustavo Finck (PP), idealizador da iniciativa, também é autor do Projeto de Lei nº 50/2021, que aborda a mesma temática, inserindo a “Semana Municipal do Ciclista” e o “Dia do Passeio Ciclístico” no Calendário Oficial de Eventos do Município. O objetivo é difundir o uso da bicicleta como exercício físico, como meio alternativo de transporte e lazer, além de buscar soluções para a viabilização de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo assim, melhorias para o trânsito e desenvolvendo o respeito mútuo entre ciclistas, motoristas e pedestres.

“O cicloturismo precisa ser difundido para ajudar a alavancar o turismo regional e incentivar a prática esportiva. O Município tem o dever de fomentar a atividade física e proporcionar espaços públicos de qualidade, com trechos adequados à prática, seja por lazer, por trabalho ou de fomento à atividade turística”, destaca o vereador. 

Texto: Assessoria Gabinete do vereador