16/08/2018 - Vereador Nor Boeno realiza segunda parte do Mandato Comunitário em Lomba Grande junto de representantes do Poder Executivo

por giovani-gafforelli — última modificação 22/08/2018 13h06
16/08/2018 - Vereador Nor Boeno realiza segunda parte do Mandato Comunitário em Lomba Grande junto de representantes do Poder Executivo

Foto: Patrícia Pedrozo/CMNH

Na noite desta quinta-feira, 15 de agosto, o vereador Nor Boeno esteve novamente no bairro Lomba Grande, no mesmo local onde foi realizado em julho o Mandato Comunitário. Desta vez, acompanhado do chefe de Gabinete da Prefeita de Novo Hamburgo, Raizer Ferreira, e do Secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Paulo Magalhães. 

Na ocasião, os cerca de cinquenta moradores puderam relatar pessoalmente os pedidos de melhorias para a localidade. “Conforme havia me comprometido com vocês quando realizamos o Mandato Comunitário no mês passado, aqui estão representantes do Poder Executivo que podem, de fato, atender os pedidos de vocês”, comunicou Nor Boeno na abertura da reunião. “As demandas de vocês já foram encaminhadas pelo meu gabinete à Prefeitura de Novo Hamburgo, mas agora é o momento de vocês relatarem ao responsável pelo serviço a situação e ter um retorno”, completou o parlamentar. 

Dentre as principais reivindicações da comunidade local estão a canalização de todas as ruas do loteamento, colocação e conserto de bocas de lobo e calçamento. Apesar de ser considerada uma área urbana, não há rede de esgoto. Segundo os moradores, quem tem encanamento pagou do bolso.“Quem tem a casa abaixo do nível da rua, perdeu móveis por causa da água da chuva que invadiu suas residências”, relatou a moradora Regina do Carmo, que concedeu o espaço para a realização do Mandato Comunitário. "A rua Brasília consta nos cadastros da Prefeitura como estando toda asfaltada, mas não está”, informou.

Em resposta aos moradores, Raizer Ferreira, chefe de Gabinete da Prefeita, explicou que é preciso planejamento antes de tudo. “Não vou dizer para vocês que realizaremos amanhã ou nos próximos meses. As demandas de vocês e as ruas para as quais vocês pedem calçamento não estão incluídas no orçamento de 2018 do Município. Então, esse ano, afirmo para vocês que não temos como atender todas as demandas”, informou. 

Conforme foi exposto por Raizer, será feito, imediatamente, um levantamento pela equipe técnica para analisar quais são as necessidades do bairro e, consequente, solucionar problemas emergenciais como manutenção das ruas, desentupimento de canos e de bocas de lobo. “Precisamos que a equipe técnica levante o que realmente é necessário fazer. Consequentemente, é faremos um projeto de execução e levantamento de custos.

Na sequência, constituiremos uma mesa de negociações permanente com vocês para que acompanhem todo o trabalho até conseguirmos atender toda a demanda da comunidade”, explicou Raizer.   “Após termos o projeto e sabermos os custos, é que poderemos incluir no orçamento do Município de 2019 e encaminhar para os vereadores votarem”, completou Magalhães.  
Na reunião, ficou acordado, entre a comunidade e secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Paulo Magalhães, e o chefe de Gabinete, Raizer Ferreira, que a ida do secretário de Obras e da equipe técnica ao local seria no dia seguinte, quinta-feira. Uma nova reunião será feita para informar os resultados desta primeira análise e as providências a serem tomadas.

Texto escrito por Patricia Pedrozo, estagiária de Jornalismo do Gabinete do vereador Nor Boeno. 
registrado em: ,