14/02/2022 - Em reunião com prefeito em exercício, vereador Enio Brizola reivindica demandas da comunidade

por Tatiane Souza última modificação 14/02/2022 13h06
14/02/2022 - Em reunião com prefeito em exercício, vereador Enio Brizola reivindica demandas da comunidade

Foto: Patrícia Wisnieski/Gabinete Enio Brizola

Na última sexta-feira, 11, o vereador Enio Brizola (PT) se reuniu com o prefeito em exercício de Novo Hamburgo, Márcio Lürdes, para tratar de demandas da comunidade. Entre elas, o recorrente desabastecimento de água no bairro Boa Saúde, causado pela tubulação antiga no bairro Primavera. 

“Reivindiquei que seja feita a substituição dessa rede, pois toda vez que ela se rompe, pelo menos, quatro mil moradores do Boa Saúde ficam sem abastecimento algum”, explica o vereador. Nesse sentido, Márcio Lürdes trouxe alternativas, como a instalação de reservatórios de água na região, uma vez que para a substituição das redes seria preciso um investimento muito maior. 

“Ainda falta cerca de 50% das redes da cidade para substituir, mas com a situação de crise o valor ia aumentar muito, então tivemos que desativar o edital. Em contrapartida, já temos um projeto em licitação para garantir melhorias nas redes e amenizar a situação”, comenta o prefeito Márcio Lürdes. 

Outra demanda levada pelo vereador à gestão é que o município crie condições para que a população pague os IPTUs em atraso. “Propus que seja criado um programa de refinanciamento dos IPTUs atrasados, sem perdoar a dívida, mas que dê condições para que os contribuintes consigam quitar os débitos. Nós sabemos que a crise e o desemprego fizeram com que muitos moradores priorizassem a alimentação, a água, a luz, deixando de lado o pagamento do IPTU. Então minha intenção é justamente criar condições favoráveis para que os contribuintes quitem as dívidas junto ao município”, destaca Brizola. 

O vereador ressalta que o prefeito demonstrou interesse no assunto e que vai levá-lo à Secretaria da Fazenda para avaliação. “Nós entendemos que o IPTU é um importante recurso para atender as demandas municipais e, muitas vezes, aquele contribuinte com atrasos, quer fazer o pagamento, mas os juros e as multas acabam tornando a dívida inviável”, conclui Enio Brizola. 

Texto e foto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de Jornalismo no gabinete do vereador Enio Brizola

registrado em: