09/08/2018 - Vereador Nor Boeno sugere a colocação de contêineres em ecopontos para a coleta de vidros

por Tatiane Souza última modificação 09/08/2018 16h58

Zelando pela segurança de trabalhadores que recolhem o lixo diariamente na cidade e com o intuito de incentivar o descarte correto, o vereador Nor Boeno encaminhou a indicação nº 3.933/2018. Nela, o parlamentar sugere a instalação de um contêiner para a coleta de vidros em cada ecoponto da cidade. 

Atualmente, Novo Hamburgo conta com dois ecopontos: um no bairro Santo Afonso e outro em Canudos. Apesar disso, nesses locais o recolhimento de vidros não é feito. Na indicação encaminhada à Prefeitura, o parlamentar informa que os hamburguenses têm dificuldades em fazer de forma correta o descarte. “Em primeiro lugar, são poucos os lugares que recebem esse material. Em segundo, como os catadores de sucatas e de itens relacionados não recolhem vidro, a alternativa da população é descartar junto ao lixo doméstico”, analisa Nor Boeno. “Ao descartar com os demais lixos, nem todos enrolam em jornais como é recomendado”, observa o vereador ao complementar o que foi posto no documento: “o vidro é acondicionado nas sacolas de lixo com outros resíduos sólidos, o que ocasiona acidentes envolvendo garis que fazem a coleta diária. 

No documento, o parlamentar informa que a instalação de contêineres diminuiria os casos de acidentes envolvendo garis durante o trabalho. “Nem todos farão o descarte correto, mas, pelo menos, daremos uma alternativa para a população”, avalia o vereador.  “O que não pode acontecer é o descarte irregular por falta de opção oferecida ao cidadão”, conclui.  

* Texto de Patrícia Pedrozo, estagiária de Jornalismo no gabinete do vereador Nor Boeno (PT)

registrado em: