08/08/2018 - Vereador Nor Boeno pede melhorias para o entorno da EMEF Franscisco Xavier Kunz

por giovani-gafforelli — última modificação 08/08/2018 18h54
08/08/2018 - Vereador Nor Boeno pede melhorias para o entorno da EMEF Franscisco Xavier Kunz

Foto: Patrícia Pedrozo/CMNH

Entre os pedidos encaminhados pelo vereador Nor Boeno (PT) nesta segunda-feira, 6 de agosto, à Prefeitura de Novo Hamburgo, estão melhorias para o entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Franscisco Xavier Kunz, na vila Marisol, no bairro Canudos.

Por meio do pedido de providências nº 3.853/2018, o parlamentar solicita a colocação de um redutor de velocidade, um quebra mola especificamente, na Rua Quatro, em frente ao colégio. No documento, o vereador informa que a demanda é de pais e professores de alunos da escola e que a colocação do redutor proporcionará mais segurança às crianças que estudam na referida escola.

Segundo Neusa Garcia, que mora em frente à instituição de ensino, os automóveis transitam pela via em velocidade acima do permitido. “Por vezes, fazem manobras arriscadas - o que aumenta o risco da de acidentes”, relatou Neusa.

Além deste pedido, Nor Boeno também encaminhou o nº 3.851/2018 8, no qual pede pintura de faixa de segurança na Rua Dois, esquina com Rua Quatro. Outros pedidos relacionados à infiltração na Rua Três e na Rua Dois foram protocolados pelo vereador durante a visita junto à Comusa.

* Texto de Patrícia Pedrozo, estagiária de Jornalismo no gabinete do vereador Nor Boeno (PT)

08/08/2018 - Vereador Nor Boeno sugere colocação de tonéis para a coleta de óleo de cozinha em ecopontos

08/08/2018 - Vereador Nor Boeno sugere colocação de tonéis para a coleta de óleo de cozinha em ecopontos

Considerando que um litro de óleo de cozinha pode contaminar  de dez mil a um milhão de litros de água potável, o vereador Nor Boeno encaminhou à Prefeitura de Novo Hamburgo a indicação nº 3.932/2018, nesta quarta-feira, 8 de agosto. Por meio dela, o parlamentar sugere a colocação de tonéis para a coleta de óleo de cozinha em ecopontos da cidade. 

No documento, o vereador informa sobre a dificuldade dos cidadãos em descartar o óleo corretamente. Segundo Nor Boeno, são poucos os locais que recebem esse tipo de resíduo que causa danos ao meio ambiente. “Se há algum ponto onde é feito o recolhimento do óleo de cozinha, a população desconhece”, observa Nor Boeno. 

Nair Ziolkowisky, moradora do bairro Santo Afonso,  utiliza o azeite para fazer sabão, pois, além de não saber onde é recolhido, está ciente dos efeitos do descarte incorreto.“Eu faço isso, mas nem todos descartam corretamente ou reutilizam o óleo”, analisa.

Atualmente, Novo Hamburgo conta com dois ecopontos: um no bairro Santo Afonso e outro em Canudos. “Sabemos que em Novo Hamburgo já tem instituições que utilizam o material como matéria-prima para a produção de produtos de limpeza”, considera Nor Boeno. Apesar disso, o parlamentar defende  que a colocação de tonéis para a coleta de óleo de cozinha beneficiaria tanto cidadãos quanto instituições, além de contribuir com o meio ambiente. "Todos sabemos que um litro de óleo contamina milhares de litros de água", conclui Nor Boeno. Ao descartar incorretamente, os lençóis freáticos  e os mananciais são contaminados; animais e plantas, prejudicados – principalmente se o produto for despejado em esgotos pluviais.

 

* Texto de Patrícia Pedrozo, estagiária de Jornalismo no gabinete do vereador Nor Boeno (PT)

registrado em: ,