08/04/2021 - Aprovado projeto que dá o nome de Victor Hugo Körbes à Medalha Mérito Esportivo

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/04/2021 19h35
08/04/2021 - Aprovado projeto que dá o nome de Victor Hugo Körbes à Medalha Mérito Esportivo

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Foi aprovado por unanimidade em primeiro turno nesta quarta, 7, o Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2021, de autoria do vereador Gustavo Finck (PP). O texto promove ajustes na Medalha Mérito Esportivo, condecoração criada em 2001 para homenagear atletas hamburguenses que venham a conquistar títulos nacionais, continentais, mundiais ou olímpicos. O projeto ainda passará por segunda votação na próxima sessão legislativa.

As alterações propostas fazem com que a premiação passe a se chamar Medalha Mérito Esportivo Victor Hugo Körbes. A honraria reconhecerá agora também campeões estaduais, regionais e escolares. Os clubes, academias ou entidades esportivas representados pelos atletas nas competições também serão agraciados com um certificado. A indicação dos atletas poderá ser feita anualmente pelos vereadores até o final de outubro. A entrega deste ano será na sessão solene do dia 25 de novembro.

Vitão Körbes

A medalha homenageia o hamburguense Victor Hugo Körbes, conhecido como Vitão, atleta com representatividade esportiva em nível internacional. Venceu dois mundiais de clubes de punhobol, em 1975 e 1982, como esportista da Sociedade Ginástica, e foi também vice-campeão no Mundial de Seleções em 1972, 1976 e 1982. Vitão faleceu em dezembro do ano passado, aos 67 anos, vítima da Covid-19. Amigos, familiares e o ex-vereador Raul Cassel, criador da medalha em 2001, prestaram depoimentos em homenagem a Vitão em vídeo exibido durante a sessão desta quarta-feira.

“Hoje é um dia muito importante para o esporte do nosso município. Temos a honra de conceder esta homenagem a Vitão, um atleta respeitado, homem honrado e amigo, que fez nossa cidade ser reconhecida mundialmente pelo punhobol, e que terá seu nome gravado nas medalhas que serão entregues aos atletas condecorados de nossa cidade”, destaca Finck.

* Texto de Jaqueline Vicente, coordenadora de gabinete do vereador Gustavo Finck.

registrado em: