07/10/2021 - Solenidade celebrará primeiro repasse de absorventes às escolas de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 07/10/2021 18h15

Ocorrerá na manhã desta sexta-feira, 8, em Novo Hamburgo, uma solenidade de entrega da primeira leva de kits de higiene às escolas da rede municipal. A Lei Municipal nº 3.306/2021, que prevê a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda, será inaugurada com o repasse de 6.400 unidades provenientes de uma doação realizada pela rede Farmácias São João.

A proposta foi protocolada em fevereiro pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Raizer Ferreira (PSDB), e teve aprovação unânime entre os parlamentares. "O direito à higiene menstrual é reconhecido mundialmente como uma questão de saúde pública desde 2014. Porém, relacionando à educação, segundo a ONU, uma em cada quatro brasileiras já faltou a aula por não poder comprar absorventes", ressalta o parlamentar. Em agosto, o PL foi sancionado pela prefeita Fátima Daudt (PSDB).

Durante o processo de construção, contextualização e justificativa da proposta, a assessoria do parlamentar consultou a pesquisadora e doutoranda Caroline Willig, integrante do grupo de pesquisa Criança na Mídia, da Universidade Feevale. A acadêmica, que realizou um estudo em 2020 para sua dissertação de mestrado, afirma que a pobreza menstrual é uma realidade na adolescência e precisa ser amplamente debatida.

A solenidade ocorrerá no Plenário da Câmara de Novo Hamburgo, das 9h às 11h, com a presença do vice-prefeito Márcio Lüders (MDB), do presidente Raizer Ferreira, do secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, da secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, do coordenador distrital da rede Farmácias São João, Luiz Kuhn, e de representantes das mais de 50 escolas municipais beneficiadas.

* Texto de Bruna Bernardo, assessora especial da Presidência.

registrado em: