07/10/2021 - Sancionada lei que cria o Dia e a Semana Municipal da Adoção Animal

por Luís Francisco Caselani última modificação 07/10/2021 16h08
07/10/2021 - Sancionada lei que cria o Dia e a Semana Municipal da Adoção Animal

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Foi sancionada pelo Poder Executivo a Lei Municipal nº 3.319/2021, que institui o Dia e a Semana Municipal da Adoção Animal, a serem comemorados em 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais. A lei, criada pelos vereadores Cristiano Coller (PTB), Darlan Oliveira (PDT) e Raizer Ferreira (PSDB), tem como objetivo incentivar escolas, ONGs e órgãos do poder público municipal a promoverem feiras de adoção, palestras, exibições e atividades lúdicas de conscientização sobre a adoção responsável.

Segundo a justificativa escrita pelos vereadores, a luta no combate ao abandono de animais é crescente em todo o Brasil. "Infelizmente, o abandono e os maus-tratos ainda estão presentes na sociedade, e muitos animaizinhos ainda estão por aí precisando de um lar. A data tem o objetivo de conscientizar cada vez mais pessoas a adotarem um bichinho de estimação", explicaram os parlamentares.

De acordo com uma matéria publicada pela BBC News Brasil, o número de animais domésticos abandonados no país aumentou drasticamente durante a pandemia. Entre março e junho de 2020, foi registrado um aumento de 482% na quantidade de denúncias sobre o tema em comparação com o mesmo período de 2019.

* Texto de Bruna Bernardo, assessora especial da Presidência.